Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de setembro de 2013

Saúde bucal tem maior investimento de todos os tempos

O investimento nos últimos dois anos na área odontológica chegou a R$ 3 milhões, com compra de equipamentos, construções de novos consultórios, além da nomeação de 283 servidores para atuarem na área.
 
"Pela primeira vez, o DF tem um laboratório de prótese dentária doado e credenciado pelo Ministério da Saúde. Ainda há muito que se fazer, mas a saúde bucal no DF nunca evoluiu tanto em tão pouco tempo", informou, hoje, o gerente de Odontologia da Secretaria de Saúde , Sérgio Timóteo da Silva Mata.
 
No período, 178 cirurgiões dentistas e 105 técnicos em saúde bucal tomaram posse, o que dobrou o número de funcionários, que atualmente chega a 455 e 250 respectivamente, e possibilitou a ampliação de equipes odontológicas na Estratégia de Saúde da Família (EFS) de 21 para 63.
 
Com o aumento do número de funcionários, todos os centros de saúde e clínicas da família passaram a oferecer serviço odontológico básico para população.
 
O número de Centros Especializados de Odontologia (CEOs) dobrou de cinco para dez, e os serviços de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do Hospital de Base do DF ganharam mais especialistas.
 
A secretaria também adquiriu 320 mil kits de higiene bucal, com escova, creme e fio dental, para serem distribuídos à comunidade por meio das unidades de saúde.
 
Materiais educativos como fantoches, macros modelos e escovas para uso das equipes de saúde bucal também fazem parte da política do governo atual.
 
Operações
Em 2012, foram realizados 635.832 procedimentos odontológicos na atenção básica, como restaurações, extrações, raspagem dentária e outros, e a secretaria ganhou do Ministério da Saúde uma Unidade Odontológica Móvel, que atende a população da área rural de Planaltina.
 
Na urgência, 32.102 pacientes foram atendidos, e, nos CEOs, 37.163 procedimentos odontológicos, como tratamentos de canal e gengiva, cirurgia oral e atendimento aos pacientes com necessidade especial, foram realizados.
 
Em abril deste ano, teve início o primeiro mutirão de atendimento odontológico para reduzir a demanda, e, de acordo com o gerente de Odontologia, 16.203 atendimentos e 48.570 procedimentos odontológicos foram feitos.
 
Entre as diretrizes principais do "Brasil Sorridente", política de saúde bucal do governo federal, há diversas ações que visam a melhorar a saúde bucal de milhões de brasileiros.
 
As principais diretrizes são o fortalecimento da atenção primária por meio de equipes de saúde bucal na ESF; a qualificação da atenção especializada odontológica; a assistência na atenção terciária; a prevenção e promoção em saúde bucal; e a reestruturação e qualificação dos serviços e dos profissionais.
 
Jornal Alô Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário