Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de setembro de 2013

"Gaiolas" feitas de fitas de DNA melhoram entrega de medicamentos

Estruturas de DNA podem liberar drogas na presença de uma sequência específica presentes nas células doentes
 
"Gaiolas" em nanoescala feitas a partir de fitas de DNA podem encapsular drogas à base de pequenas moléculas e liberá-las em resposta a um estímulo específico. É o que mostra estudo de pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá.
 
A pesquisa, descrita na revista Nature Chemistry, marca um passo em direção ao uso de nanoestruturas biológicas para entregar drogas a células doentes em pacientes. As descobertas também podem abrir novas possibilidades para a concepção de nanomateriais baseados em DNA.
 
O DNA carrega a informação genética de todos os organismos vivos de uma geração para a seguinte. Mas, as fitas do material também podem ser usadas para construir estruturas de escala nanométrica.
 
Em seus experimentos, os pesquisadores criaram, pela primeira vez, cubos de DNA usando filamentos de DNA curtos, e modificados por moléculas semelhantes aos lipídios. Os lipídios podem atuar como adesivos pegajosos que se juntam e se envolvem dentro do cubo de DNA, criando um núcleo que pode segurar carga, como moléculas de drogas.
 
Os investigadores também descobriram que, quando as amostras foram colocadas sobre uma das faces externas dos cubos de DNA, dois cubos poderiam prendê-las. Este novo modo de montagem tem semelhanças com a maneira que as proteínas se dobram em suas estruturas funcionais. "Isso abre um leque de novas possibilidades para a concepção de nanomateriais baseados em DNA", afirma a líder da pesquisa Hanadi Sleiman.
 
Segundo os pesquisadores, nanoestruturas de DNA têm diversas vantagens potenciais sobre os materiais sintéticos usados frequentemente para entregar drogas no corpo. Estruturas de DNA podem ser construídas com uma grande precisão, são biodegradáveis têm forma, tamanho e propriedades facilmente ajustáveis.
 
As "gaiolas" de DNA podem ser feitas para liberar drogas na presença de uma sequência específica de ácido nucleico. Muitas células doentes, tais como células cancerosas, superexpressam certos genes. Em uma aplicação futura , pode-se imaginar um cubo de DNA que transporta medicamentos para o ambiente de célula doente, o que irá provocar a liberação da droga.
 
O grupo está realizando estudos com células e animais para avaliar a viabilidade deste método em pacientes com leucemia linfocítica crônica (LLC) e câncer de próstata.
 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário