Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Portugal: Sida: Mulheres constituem grupo mais vulnerável

As mulheres são, na generalidade, um grupo mais vulnerável e essa característica acentua-se quando são portadoras do vírus HIV/SIDA, uma doença estigmatizante e causa de despedimentos, defendeu a presidente da Liga Portuguesa contra a SIDA.

Em declarações à Agência Lusa, a propósito do relatório "Diagnóstico da Infecção VIH/SIDA: representações e efeitos nas condições laborais" da Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA, Maria Eugénia Saraiva apontou que a vulnerabilidade das mulheres é um "dado constatado sempre" nos relatórios intercalares e finais da Liga.

"O que é certo, é que as mulheres já são por si um grupo mais vulnerável e muito mais discriminado. Não é só em relação a este aspecto, sabemos que temos ainda diferenças de género que são notórias e depois muito mais quando estão associadas e são potenciadas por uma doença que para muitos está relacionada com a falta de conhecimento", apontou a presidente da Liga.

De acordo com o relatório, as mulheres (30 por cento) e os trabalhadores com menos habilitações literárias (44,4 por cento) são quem mais frequentemente é despedido quando optam por revelar à entidade patronal que são portadores do vírus HIV/SIDA.

Para o estudo foram questionadas 1.634 pessoas e, destas, 242 revelaram à entidade patronal serem portadores do vírus. 159 pessoas (65,7 por cento) revelaram que o patrão foi compreensivo, mas 22,7 por cento foram despedidas ou despediram-se por pressão da entidade patronal.

Na opinião de Maria Eugénia Saraiva, as mulheres acabam por optar por não revelar o seu estado clínico e "muitas vezes nem sequer mudam de emprego porque têm de começar o processo do princípio".

"Preferem muitas vezes não terem de fazer testes, muitos dos empregos pedem testes médicos e isso assusta as pessoas porque elas têm o direito de reservar a sua saúde e porque têm medo que isso seja associado a qualquer tipo de comportamento", explicou.

A presidente da Liga lembrou que da mulher é esperado que seja "primeiramente mãe, esposa, amiga e só depois é que se lembram que têm uma carreira profissional".

"A mulher continua com uma diferença face ao homem, é um grupo vulnerável, muito mais se estiver infectada com uma doença que tem associada um vírus social. Isto é uma bola de neve, leva à exclusão social e a uma maior pobreza", alertou Maria Eugénia Saraiva.

Para a presidente da Liga, trata-se de uma questão de direitos humanos que não existiria se todo o patronato respeitasse a capacidade de trabalho de cada pessoa e não visse a doença como um factor determinante na altura da contratação.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário