Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estudo comprova que bebida alcoólica altera a percepção da simetria

Resultado explicaria por que a bebida deixa as pessoas mais "atraentes"


O cenário é de festa, música alta e pouca luz. Para alguns, o ambiente parece perfeito para encontrar um par romântico, principalmente após alguns drinques. No dia seguinte, porém, além da dor de cabeça, pode surgir um certo desapontamento com a beleza do parceiro, e é comum que se culpe a bebida. Pois a velha desculpa tem agora respaldo científico. Pesquisadores da Universidade de Roehampton, em Londres, acrescentaram mais um item à lista de malefícios do consumo do álcool: a alteração da percepção da simetria.

Os pesquisadores desenvolveram um experimento envolvendo imagens de rostos que foram previamente modificados para torná-los perfeitamente simétricos ou um pouco assimétricos.

— Saímos para os bares do campus da universidade com um laptop em que essas imagens estavam arquivadas e perguntamos aos alunos se gostariam de participar do estudo — conta Lewis Halsey, um dos pesquisadores responsáveis, frisando que os voluntários não foram estimulados pela equipe a se embriagar.

Sessenta e quatro pesquisados observaram então 40 rostos, que foram mostrados em pares formados por um simétrico e outro assimétrico, e apontaram qual dos dois achavam mais atraente. Em seguida, os cientistas mostraram rostos individualmente, e os participantes tinham de dizer se consideravam as faces simétricas ou assimétricas. Por fim, testes indicavam a quantidade de álcool consumido pelos alunos, que eram classificados como sóbrios ou embriagados.

Os pesquisadores observaram que o primeiro grupo apresentou clara preferência pelos rostos simétricos, o que não ocorreu de forma tão evidente entre os embriagados. Além disso, aqueles que não tinham bebido exageradamente tiveram mais facilidade em acertar quais rostos eram simétricos. Outra conclusão foi a de que o álcool afetou mais a percepção das mulheres, o que surpreendeu os pesquisadores.

— Foi inesperado. Mas a diferença provavelmente tem a ver com a tendência dos homens a serem mais estimulados por aquilo que veem — diz Halsey.

A conclusão não causa espanto entre os frequentadores de bares e baladas. A estudante Raíssa Moraes, 21 anos, acredita que a bebida afeta não só o sentido visual.

— Às vezes, o cara não tem nada de interessante, mas a mulher vai bebendo e passa a não achá-lo tão mau. Começa a pensar que ele é mais bonito, mais legal, mais educado.

Para a jovem, a beleza tem um sentido diferente para as mulheres e os homens.
— Se ela enxerga outras qualidades, a aparência perde muito a importância, e é como se ela o visse mais bonito — considera.

O estudo de Lewis Halsey, feito em conjunto com os colegas Joerg Huber, Richard Bufton e A.C. Little, teve seus resultados publicados na revista Alcohol. 

Veja algumas das habilidades afetadas pelo álcool:
:: Mecanismos de coordenação;

:: Cognição;

:: Noções de simetria;

:: Reflexos;

:: Distinção de rostos;

:: Capacidade de tomar decisões;

:: Noção do que é certo ou errado;

:: Equilíbrio;

:: Atenção;

:: Percepções do sistema nervoso como som, luz e ruídos.


Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário