Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 12 de março de 2013

No Rio, vítimas de violência física e sexual terão atendimento diferenciado

Em 2012 foram notificados quase 1.500 casos de violência doméstica apenas nos hospitais estaduais do Rio
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Em 2012 foram notificados quase 1.500 casos de violência
doméstica apenas nos hospitais estaduais do Rio
O Hospital Estadual Albert Schweitzer será o primeiro a implementar o atendimento com equipe multidisciplinar
 
As unidades de saúde do estado do Rio vão oferecer atendimento diferenciado para vítimas de violência física e sexual, em especial, para crianças e mulheres, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, principalmente, para levar apoio psicólogico aos pacientes e familiares. O Hospital Estadual Albert Schweitzer será o primeiro a implementar este tipo de atendimento nos próximos meses.
 
Para isso, coordenadores dos sete hospitais de emergência e dos Hospitais da Mulher Heloneida Studart e da Mãe, em Mesquita, participam de oficinas de capacitação, coordenadas pela equipe de humanização e área técnica de violência da Secretaria de Estado de Saúde. Também será adotado um protocolo diferenciado de atendimento para esses pacientes.
 
Somente em 2012, foram notificados quase 1.500 casos de violência doméstica apenas nos hospitais estaduais do Rio, sendo que 51% eram mulheres. No ano passado, os Hospitais Estaduais Getúlio Vargas e Adão Pereira Nunes foram os que mais atenderam mulheres vítimas de violência doméstica.

Desde 2010, o estado tem implementado a Ficha de Notificação/Investigação de Violência Doméstica, Sexual e/ou outras Violências. O serviço foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de unificar as notificações compulsórias de violência da criança, adolescente, mulher e idoso. As informações alimentam sistema próprio criado pelo MS, a Vigilância de Violência e Acidentes (Viva).
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário