Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 12 de março de 2013

Portugal: Consumo de cafeína atenua lesões cerebrais na doença de Machado-Joseph

O consumo regular de cafeína, em concentrações equivalentes a cinco a sete cafés por dia, atenua lesões cerebrais num modelo da doença de Machado-Joseph, conclui um estudo hoje divulgado pela Universidade de Coimbra.
 
Uma equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular e das Faculdades de Farmácia e de Medicina da Universidade de Coimbra (UC) avaliou o impacto da cafeína na doença de Machado-Joseph com a indução da doença no cérebro de ratos, recorrendo a vírus modificados causadores da neuropatologia.
 
"As experiências e análises realizadas permitiram identificar o alvo onde a cafeína atua para bloquear a progressão da doença: o recetor A2A para a adenosina. Mostraram também, pela primeira vez, alterações na conexão neuronal, exercendo a cafeína efeitos protetores, capazes de restabelecer a função, por atuar como inibidora desta perturbação nos circuitos neuronais", explica a UC.
 
Fonte Destak Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário