Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 26 de abril de 2015

A hipertensão também pode prejudicar o cérebro, os rins e os olhos

Neste domingo, 26 é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão
 
Conhecida como inimiga do coração, a hipertensão é um perigo também para outras áreas do organismo. A associação entre a pressão alta e o risco de infarto já é conhecida de muitas pessoas, mas nem sempre fica claro que o problema pode levar também à cegueira e provocar quadros de demência ou falência renal.
 
Segundo o cardiologista Mascus Bolivar Malachias, o sangue fornece o oxigênio essencial para o funcionamento do cérebro e a diminuição do fluxo pode causar a demência vascular, que é a segunda forma mais comum de demência.
 
— Os olhos também podem ser muito prejudicados em pacientes hipertensos. As artérias que irrigam a retina podem sofrer alterações em decorrência da hipertensão crônica, o que, com o passar do tempo, pode resultar em hemorragias, com perda da acuidade visual e até mesmo cegueira — complementa Malachias.
 
Além disso, as artérias renais, quando afetadas pela pressão alta, podem levar a uma perda progressiva da função excretora do órgão.
 
— Conforme os vasos renais são danificados, surgem alterações na capacidade de excretar o excedente do que deveria ser eliminado. Por outro lado, se os rins não eliminarem o excedente, este pode contribuir ainda mais para o aumento da pressão — esclarece o cardiologista.
 
No Brasil, em que a maioria da população está acima do peso, segundo o Ministério da Saúde, a situação é preocupante.
 
— Se o indivíduo tem o pai hipertenso, ele tem 30% mais probabilidade de desenvolver a doença e, se a mãe também for, a possibilidade dobra, ou seja, o risco de que ele venha a ter pressão alta é de 60% — diz o cardiologista.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário