Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Veja 10 cuidados com o recém-nascido após a alta médica

Pediatra esclarece as principais dúvidas dos pais com a chegada do bebê
 
A chegada do bebê é um momento de muitas dúvidas para os pais, especialmente aqueles que estão tendo seu primeiro filho. Logo após a alta médica do hospital, muitas perguntas sobre quais cuidados tomar com a criança são comuns. Para ajudar nesse processo, o pediatra Mario Mariosa, responsável pela UTI Neonatal do Hospital San Paolo, elaborou dez dicas valiosas sobre os principais cuidados com o recém-nascido.
 
O banho
Antes de retirar a roupa do bebê, arrume todo o ambiente, coloque tudo o que vai utilizar por perto e elimine qualquer corrente de ar. É importante deixar a água em temperatura agradável, que pode ser testada com o cotovelo. Utilize sabonete neutro e evite colônias, óleos e talcos, pois eles podem dar alergia ou irritar a pele do bebê.
 
Troca de fraldas
Em todas as trocas de fralda, utilize sempre água morna para limpar ou lavar. Sempre limpe em sentido único, de cima para baixo, para evitar a contaminação.
 
Coto umbilical
Mantenha-o sempre limpo e seco, principalmente em sua base, usando regularmente um cotonete com álcool absoluto (70%GL) e deixando-o exposto. Não tenha medo de mexer no coto umbilical, ele não dói.
 
Prevenção de infecções
É importante sempre lavar bem as mãos quando for pegar ou tocar o recém-nascido, pois eles ainda não possuem todos os anticorpos desenvolvidos. Recomenda-se também evitar locais fechados, aglomerações e contato com pessoas doentes.
 
Acompanhamento pediátrico
Recomenda-se que a criança comece o acompanhamento pediátrico 10 dias após a alta médica.
 
Transporte do bebê
Nunca transporte o bebê no banco dianteiro do carro e, principalmente, no colo. Mantenha todas as portas travadas e siga corretamente as orientações para montar a cadeirinha.
 
Teste do pezinho
Depois do segundo dia de vida da criança, é realizado o teste do pezinho. Esse exame diagnostica precocemente diversas doenças, permitindo o tratamento adequado para o desenvolvimento normal do bebê.
 
Vacinas
Assim que o bebê receber alta, ele precisa ser levado para a unidade básica de saúde e dar continuidade ao calendário de vacinação.
 
Icterícia
Alguns bebês desenvolvem uma coloração amarelada da pele, que é denominada icterícia. O problema começa a partir do segundo dia de vida e tende a aumentar no quarto e quinto dias. Caso você perceba essa coloração amarelada nas pernas e braços, procure assistência médica para avaliação clínica.
 
Nutrição
O aleitamento materno assegura a nutrição adequada para o bebê e protege-o de várias doenças. Esse alimento é de fácil digestão, colabora para o desenvolvimento da inteligência e o prepara para falar com maior facilidade. Lembre-se: Toda mãe tem leite, independente do tamanho dos seios, basta ter paciência e insistir na amamentação. Não existe leite fraco, deixe o bebê mamar à vontade, pois a quantidade de leite aumenta quanto mais o bebê mama. Não há necessidade de horários rígidos para amamentar, porém o intervalo entre as mamadas não devem ultrapassar 4 horas. Todo bebê deve ser amamentado exclusivamente de leite materno até os primeiros 6 meses de vida. Caso a mãe precise se ausentar por algumas horas ou dias, ela pode retirar o leite e guardá-lo no congelador por cinco dias ou no freezer por 15 dias. Nunca colocar na porta da geladeira. O leite materno deve ser aquecido somente em banho-maria.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário