Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Saiba identificar componentes tóxicos em cosméticos

Irritações e alergias são os problemas mais comuns, mas também há risco de doenças graves
 
Nas últimas duas décadas, o setor de cosméticos no Brasil cresceu aproximadamente 10% ao ano, com mais de 1,7 mil empresas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos dividindo espaço nas prateleiras de farmácias e drogarias. São tantas as opções no mercado que a fiscalização acaba deixando passar produtos com ingredientes potencialmente perigosos à saúde.
 
— São ativos que em contato diário com o corpo podem provocar de irritações e alergias cutâneas a doenças mais graves, até mesmo câncer — afirma a farmacêutica Anelise Leite Taleb, da famárcia de manipulação Tave, de São Paulo.
 
Anelise lista a seguir ingredientes considerados perigosos à saúde. Confira e fique atento aos rótulos:
 
Conservantes liberadores de formol
Muitos cosméticos utilizam na formulação algum tipo de conservante que libera formol na pele. Um estudo realizado na Hungia revelou que o formol pode contribuir para o aparecimento de câncer induzido pela radiação ultravioleta do sol.
 
Para a segurança do consumidor, é bom observar cuidadosamente os rótulos, procurando as seguintes substâncias: quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil ureia e DMDM hidantoína.
 
Óleo Mineral e Outros Derivados do Petróleo
Os óleos minerais estão presentes na maioria dos cosméticos devido a sua propriedade hidratante para a pele. Entretanto, estudos recentes vêm associando esses componentes a diversos tipos de câncer, como o de pulmão, esôfago, estômago, linfoma e leucemia. O motivo é a presença de um composto chamado 1,4-dioxano, uma substância cancerígena, como relatam estudos científicos americanos e japoneses.
 
Procure no rótulo palavras como paraffin oil e mineral oil.
Parabenos
Segundo pesquisa realizada em 2004 pela Universidade de Reading, no Reino Unido, os parabenos apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, se comportam como se fossem o hormônio feminino estrógeno. O mercado já possui conservantes naturais ou mais modernos. Os parabenos em produtos cosméticos destinados à aplicação na área axilar (como desodorantes, por exemplo) devem ser reavaliados, pois estudos recentes levantaram a hipótese de que o seu uso nessa região pode estar associado ao aumento da incidência de câncer de mama, o que foi confirmado em teste realizado recentemente.
 
Os parabenos podem ser identificados nas formulações dos cosméticos e desodorantes com diversas nomenclaturas: parabens, methylparaben, ethylparaben, propylparaben e butylparaben.
 
Propilenoglicol
É um produto utilizado como diluente de outras substâncias e usado em ampla variedade de cosméticos. O perigo no seu uso está ligado a problemas de pele, como alergias e irritações. Estudos realizados em 2005 na Alemanha e Japão comprovaram que a substância tem potencial para causar alergias.
 
Para saber se o cosmético contém propilenoglicol na composição, verifique a palavra propylene glycol no rótulo da embalagem.
 
Ureia
Um dos hidratantes mais utilizados em cosméticos é a ureia, tanto pela eficácia quanto pelo baixo preço. Mas vale lembrar que a ureia é proibida para mulheres grávidas, pois ela penetra profundamente na pele e tem a capacidade de atravessar a placenta, podendo chegar até ao feto em formação, ocasionando graves consequências ao bebê.
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que todas as vezes que um produto tiver na sua composição ureia em dosagens maiores que 3%, ele deve conter no rótulo o seguinte alerta: "Não utilizar durante a gravidez". A Anvisa também proíbe a fabricação de cosméticos que contenham mais de 10% de ureia na composição.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário