Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Exames: Acido lático – lactato

O que é o exame: coleta de sangue ou líquor para dosagem da concentração de ácido láctico. O ácido lático é o produto final do metabolismo anaeróbio e seus níveis estão relacionados à disponibilidade de oxigênio.
 
Para que serve: detecção de estados de choque, insuficiência renal e hepática, intoxicação por etanol, glicogenoses congênitas (como deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase e deficiência de frutose-1,6-difosfatase), alteração do metabolismo de ácidos graxos e aminoácidos. Níveis elevados de ácido láctico no líquor sugerem meningite de origem bacteriana, enquanto na meningite viral os níveis de ácido lático são geralmente normais.
 
Valor de referência:
 
  • Plasma: 5,7-22,0 mg/dL
  • Líquor: 10,8-18,9 mg/dL

Valores aumentados por uso de medicamentos: pode haver elevação do ácido lático em pacientes que fazem uso de biguanidas (metformina), sorbitol, salicilatos, barbitúricos, acetaminofeno (paracetamol) e epinefrina.
 
Instruções para realização do exame: o paciente deve estar em repouso por pelo menos 30 minutos, caso tenha feito algum atividade física. Deve evitar movimentos de abrir e fechar a mão no momento da coleta de sangue.
 
Obs.: a determinação do ácido lático deve ser feita imediatamente após a punção (venosa ou lombar), pois com o tempo o ácido lático sofre glicólise e há uma elevação da acidose lática. O fluoreto de sódio impede esta decomposição.
 
Fonte boasaude.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário