Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sem doadores, falta de sangue se agrava em SP

A queda no número de doadores de sangue na cidade de São Paulo, situação revelada pelo Jornal da Tarde no sábado, tem se agravado.

O total de doações feitas em abril ao Banco de Sangue do Hospital Beneficência Portuguesa, na região central, foi o mais baixo dos últimos 12 meses e não supriu a demanda da instituição, que tem um dos maiores bancos privados do Estado e abastece os hospitais São José, São Joaquim e Santo Antônio.

Enquanto o grupo consome cerca de 1.600 bolsas de sangue por mês, em abril houve apenas 1.084 doações, segundo o médico Roberto Buessio, coordenador do Serviço de Hemoterapia da Beneficência Portuguesa. ?As doações estão abaixo da média histórica. É preocupante, pois não abastecem as nossas necessidades. Isso pode fazer falta especialmente nos casos dos sangues mais raros, como os de Rh negativo?, diz.

No Hospital A. C. Camargo, também na região central, o estoque atual corresponde a dois terços da quantidade ideal. A instituição, referência em tratamento oncológico, consome cerca de mil bolsas de sangue por mês em transfusões para pacientes em quimioterapia e radioterapia - ou durante grandes cirurgias para retirada de tumores. Hematologista da instituição, Ricardo de Paula Battaglini afirma que, se o número de doadores não aumentar, o próximo passo será cancelar cirurgias. As informações são do Jornal da Tarde.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário