Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Exercícios físicos e uma boa dieta ajudam no controle do câncer de fígado

Essa é a afirmação de um estudo brasileiro publicado no periódico Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism e que demonstrou que treinos leves porém rotineiros, associados a uma dieta de baixo teor em gorduras pode proteger contra o câncer de fígado e mesmo ajudar no combate da condição depois dela instalada.
 
“O carcicoma hepatoceular, ou câncer de fígado, é um dos cinco tipos de câncer que mais atingem pessoas em todo o mundo. Diversos estudos experimentais e clínicos já haviam demonstrado que uma rotina de exercícios físicos podia prevenir o câncer e melhorar a qualidade de vida”, explica Luis Barbisan, um dos autores do estudo e pesquisador da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp, campus Botucatu).
 
“Nosso estudo é um dos primeiros a demonstrar que os efeitos de uma rotina de exercícios, associados a uma dieta equilibrada com baixo teor de gorduras, pode não só prevenir mas evitar a progressão do câncer de fígado. Usamos modelos animais replicando um padrão alimentar comum no Ocidente, ou seja, rico em gorduras e rotinas de exercícios como a natação”, diz Barbisan explicando como sua equipe chegou nos resultados apresentados.
 
O estudo é importante pois demonstra como a combinação de exercícios e dieta com baixos índices de gordura, algo que é reconhecidamente bom para a saúde em geral, também pode impedir a progressão de certos tipos de câncer, aponta Terry Graham, um dos revisores do paper publicado.
 
“Nós normalmente associamos esse tipo de combinação positiva apenas para a saúde física de forma a evitar as doenças. A pesquisa demonstrou que esses dois fatores também ajudam no controle de doenças que já estão desenvolvidas. O estudo abre novas possibilidades no campo da pesquisa de exercícios e dietas, provando que ambos são benéficos independente de se estar ou não doente”, completa Graham.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário