Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dor nas costas, vômito e febre podem ser sinais de pedra no rim

Segundo a SBN, cálculo renal já atinge 12% da população
brasileira
Segundo SBN, cálculo renal atinge cerca de 12% dos brasileiros e casos aumentam no verão
 
Com os termômetros em alta em todo o Brasil não deixe de abusar dos líquidos. No verão, o número de casos de pessoas com cálculo renal (mais conhecido como pedra no rim) pode aumentar em até 20% no verão, já que, muitas vezes, há falta de hidratação e suor excessivo. De acordo com a SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), entre os principais sintomas do problema estão dores nas costas e abdômen, além de vômitos, febre, dor para urinar, sangue na urina.
 
Segundo a SBN, a enfermidade já atinge 12% da população brasileira. E uma das medidas mais eficazes para evitar a formação de cálculos é a maior ingestão de água, no mínimo  dois litros de água por dia, principalmente no verão.
 
O nefrologista da Fundação Pró-Rim Marcos Vieira afirma que " a dor do cálculo renal" é muito forte e aguda, principalmente quando o cálculo se localiza entre o rim e a bexiga, o que causa a cólica renal.
 
— Quanto maior o cálculo mais difícil eliminá-lo, porém quando o cálculo é pequeno também pode provocar uma dor de forte intensidade.
 
Além da falta de hidratação, o que pode desenvolver cálculo renal é o sódio, com o aumento da excreção de cálcio na urina. Segundo Vieira, para reduzir a quantidade de sódio é necessário diminuir a quantidade de sal adicionado às preparações e o consumo de alimentos processados ricos em sódio.
 
O especialista explica que frequentemente as pedras nos rins são diagnosticadas por meio de ultrassom, tomografia ou um simples raio–x. Esse diagnóstico por imagem dá ao médico a informação valiosa sobre o tamanho da pedra e sua localização. Testes de sangue e urina ajudam a detectar qualquer substância anormal que poderia promover a formação de cálculo renal.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário