Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Consumo de bebidas açucaradas pode antecipar menstruação

Refrigerante
Thinkstock/Veja: Estudo: antecipação da menarca se associou
ao consumo de refrigerantes e sucos e chás industrializados
com adição de açúcar, mas não com a ingestão de
 refrigerantes diet e sucos de frutas naturais
Estudo de Harvard revelou que meninas que tomam bebidas com adição de açúcar diariamente menstruam mais cedo do que as que não tomam
 
Meninas que tomam bebidas açucaradas diariamente tendem a iniciar o período menstrual mais cedo do que as garotas que não tomam. A revelação é de um estudo publicado nesta quarta-feira no periódico Human Reproduction.
 
Pesquisadores da Universidade Harvard analisaram dados de 5 583 meninas de 9 a 14 anos, entre 1996 e 2001. Aquelas que ingeriam 1,5 porção (copo ou lata) de bebidas açucaradas por dia tiveram a menarca (primeira menstruação) em média aos 12,8 anos, enquanto as garotas que tomavam duas ou menos porções por semana menstruaram pela primeira vez aos 13 anos.
 
A menstruação precoce se confirmou independentemente do índice de massa corpórea, peso, total de calorias ingeridas e prática de exercícios entre as voluntárias. Os cientistas constataram que a antecipação da menarca se associava ao consumo de refrigerantes e sucos e chás industrializados com adição de açúcar, mas não com a ingestão de refrigerantes diet e sucos de frutas naturais. 
 
Glicemia
A explicação seria de que bebidas com adição de açúcar têm alto índice glicêmico, um fator relacionado à rápida liberação de insulina no organismo. A alta concentração de insulina, por sua vez, pode alterar os hormônios sexuais e precipitar a menarca. 
 
Para os autores do estudo, a revelação é importante, porque a puberdade precoce tem sido observada em diversos países e ainda tem causas desconhecidas. 
 
Conheça a pesquisa

Título original: Sugar-sweetened beverageconsumption and age at menarche in aprospective study of US girls

Onde foi divulgada: periódico Human Reproduction

Quem fez: J.L Carwile, W.C Willett, D. Spiegelman, E. Hertzmark, J. Rich-Edwards, A.L Frazier e K.B Michels

Instituição: Universidade Harvard, nos Estados Unidos

Resultado: Meninas que tomam 1,5 porção de bebidas com adição de açúcar menstruam mais cedo do que as tomam duas ou menos porções por semana.
 
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário