Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

População vai poder comprar medicamento mais barato para tratar a endometriose

Um novo medicamento para tratar a endometriose deve chegar às farmácias até 35 % mais barato do que o tratamento atualmente disponível para a população
 
Esse novo medicamento terá um custo menor porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), concedeu recentemente registro para uma indústria farmacêutica produzir a versão genérica desse medicamento.
 
De acordo com a especialista em vigilância sanitária da Anvisa, Stefania Piras, o genérico, apesar de ter um custo menor , tem a mesma fórmula do remédio de referência para tratar a endometriose. "O genérico inédito em si, já traz uma redução de preço, porque medicamento genérico tem que ser 35% menos do preço do referência.
 
Com isso, aumenta o acesso da população com segurança qualidade e eficácia comprovada a um preço mais baixo, disponível para uma faixa mais ampla da população. Então, quem vai comprar vai ter mais uma opção. Quando a gente chama de genérico inédito é porque só tinha o referência e o genérico está vindo para ser a opção para o referência."
 
A endometriose é uma doença inflamatória que ataca o tecido do útero, os ovários, a bexiga e até o intestino. Quem sofre do problema sente fortes cólicas e dores no abdome , principalmente durante a menstruação. Em casos graves pode levar até a infertilidade. A jornalista do Rio de Janeiro, Andréia Brígida, por exemplo, descobriu a doença há pouco tempo, mas sente dores fortes desde a adolescência. Ela acredita que o novo medicamento genérico para tratar a endometriose irá beneficiar várias mulheres que sofrem do problema.
 
"Eu acho que vai ajudar e muito, uma parcela bem grande da população feminina portadora de endometriose, porque o tratamento para endometriose às vezes sai muito caro. Eu faço uso de um medicamento desde o dia que descobri que era portadora da endometriose e eu vou ter que tomar até, acredito, quando entrar na menopausa. Você tem que comprar às vezes até duas caixas por mês do medicamento. Então, se a gente vai poder ter essa expectativa do genérico, de ser mais barato, eu acho que vai ajudar muito."
 
Além do novo medicamento genérico para tratar a endometriose, outros remédios para tratar doenças como rinite alérgica, esclerose múltipla e colesterol devem chegar em breve mais baratos às farmácias. 
 
Fonte: Diane Lourenço/ Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário