Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Logística é fundamental para a democratização da saúde em áreas remotas

Logística é fundamental para a democratização da saúde em áreas remotasPara garantir assistência médica em comunidades de difícil acesso, é crucial ter provisionamento e armazenamento adequados de materiais e medicamentos
 
Por Mayuli Fonseca, Diretora de Novos Negócios da UniHealth Logística Hospitalar
 
Em um País que conta com uma população de 202,7 milhões de pessoas, distribuídas em mais de 5.570 municípios, levar serviços de saúde a todos os locais é um grande desafio. Além de mão de obra e recursos em grande escala, é preciso assegurar uma infraestrutura mínima em regiões remotas, como é o caso da Amazônia, onde populações vivem às margens dos rios e cujo acesso se dá essencialmente por meio de transporte fluvial.
 
Todas as possíveis emergências precisam ser mapeadas antecipadamente, a fim de provisionar, armazenar e disponibilizar adequadamente tudo o que se faça necessário para uma boa assistência médica.
 
Esse desafio está sendo enfrentado pelo Governo Federal, com o Programa de Construção de Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF). No ano passado, foi inaugurada a primeira UBSF do Amazonas, batizada de Igaraçu, para atender as populações ribeirinhas dos rios Madeira, Madeirinha, Autaz-Açu, Canumã, Abacaxis e Sucunduri.
 
Na extensão da embarcação, que tem 24 metros de comprimento, a unidade conta com consultórios para atendimento médico, de enfermagem e odontológico. Também possui farmácia, laboratório e salas de vacinas, curativo, coleta de material e esterilização. O corpo profissional é composto por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e de laboratório, dentista e auxiliar ou técnico de Saúde Bucal, além dos agentes comunitários de saúde que residem e exercem suas atividades nas comunidades próximas aos rios.
 
Para que todo esse aparato seja mantido em funcionamento, é preciso contornar obstáculos como adversidades do clima e dificuldades de transporte. Qualquer falha tem um impacto de tempo e custo muito maior do que em unidades próximas aos centros urbanos. Por isso, somente um bom projeto logístico pode garantir o que temos como mantra: que o paciente certo receba o medicamento na dose e hora certas.
 
Saúde Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário