Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de maio de 2014

Duas boas refeições podem ser melhor do que 6 porções ao dia

Getty Images
Voluntários que tiveram café da manhã e almoço fartos emagreceram mais que os que fizeram várias refeições leves
 
Tenta perder os quilos a mais, mas está com dificuldade? De acordo com uma pesquisa do Instituto de Medicina Clínica e Experimental em Praga, República Tcheca, duas grandes refeições saudáveis podem ser mais eficazes que seis leves para controlar níveis de açúcar no sangue e peso. Os dados são do jornal Daily Mail.
 
O levantamento analisou 54 pacientes, entre 30 e 70 anos, em tratamento para a diabetes tipo 2, que normalmente é controlada por dieta. Todos foram convidados a seguir um dos dois modelos de alimentação, sendo que ambos continham 500 calorias a menos que a quantidade diária recomendada.
 
Primeiro, 27 saborearam seis pequenas refeições durante 12 semanas, enquanto os outros tinham duas grandes refeições saudáveis: café da manhã e almoço.  Depois desse período, os grupos inverteram as dietas, que seguiram por mais três meses.
 
A equipe realizou medições do conteúdo de gordura no fígado, sensibilidade à insulina, peso corporal e a função das células beta pancreáticas, que produzem insulina. O peso caiu em ambas as dietas, mas houve perda maior quando apostaram nas duas refeições diárias: 3,7 kg em comparação com 2,3 kg para os que estavam com muitas refeições leves. O mesmo aconteceu com o conteúdo de gordura do fígado e nas outras substâncias críticas para os diabéticos.
 
Os cientistas afirmam que são necessários mais estudos sobre o assunto, com período mais longo e com mais participantes, para constatar a recomendação de frequência alimentar. 
 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário