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terça-feira, 17 de junho de 2014

Estudo diz que sentimentos postados nas redes socais são contagiosos

Estudo diz que sentimentos postados nas redes socais são contagiosos Jakub Krechowicz,stock.xchng/Divulgação
Foto: Jakub Krechowicz,stock.xchng / Divulgação
Histórias positivas ou negativas afetam estados emocionais dos usuários 

Ao que parece, não são apenas vírus que podem ser repassados aos amigos quando não temos cuidado ao usarmos nossos smartphones e computadores. Um novo estudo realizado por cientistas sociais da Universidade de Cornell mostra que nosso estado emocional também pode ser contagioso, especialmente quando compartilhado nas redes sociais.

Os pesquisadores, liderados pelo professor Jeff Hancock, analisaram os feeds de notícias de 698.003 usuários do Facebook selecionados aleatoriamente, eliminando as histórias positivas ou as negativas para observar como o restante das atualizações e alertas afetariam os estados emocionais dos usuários.

— As pessoas que tiveram o conteúdo positivo experimentalmente reduzido no feed de notícias de seu Facebook por uma semana usaram mais palavras negativas em suas atualizações de status. Quando a negatividade do feed de notícias foi reduzida, aconteceu o padrão oposto: palavras significativamente mais positivas foram usadas nas atualizações de status das pessoas — explica Hancock, professor de comunicação da Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida da Cornell e codiretor do Laboratório de Mídia Social da instituição.

Os resultados mostram que as redes sociais são, na verdade, mais próximas do mundo real do que alguns poderiam pensar. Outros estudos sobre os efeitos do Facebook sugeriram que os usuários cujos amigos postam atualizações e notícias felizes, muito positivas, ficam deprimidos, retraídos e até com inveja. No entanto, nesse estudo, parece que o oposto é verdadeiro e que, assim como na vida cotidiana, o estado emocional de uma pessoa pode ser diretamente influenciado pelos humores das pessoas com as quais ela interage.

No entanto, no Facebook, não há interação como tal, ainda que Hancock tenha dito que as expressões emocionais das pessoas na rede social previram as de seus amigos, mesmo dias depois. Além disso, aqueles que foram expostos a menos postagens emocionais como parte do experimento começaram a se retirar, tornando-se menos expressivos em postagens posteriores ao longo dos dias seguintes.

— Essa observação, junto com o fato de que as pessoas eram mais emocionalmente positivas em resposta às atualizações de emoção positiva de seus amigos, se mantém em contraste com as teorias que sugerem que ver mensagens positivas de amigos no Facebook pode, de alguma forma, nos afetar negativamente. Na verdade, esse é o resultado quando as pessoas estão expostas a conteúdos menos positivos — disse Hancock.

Os pesquisadores seguiram políticas rigorosas de uso de dados do Facebook, o que significa que eles não viram o conteúdo das postagens particulares. Em vez disso, contaram quantas vezes palavras positivas e negativas individuais foram usadas em mais de 3 milhões de posts até chegar a suas conclusões.

Os resultados completos do estudo "Evidência Experimental de Contágio Emocional em Escala Massiva por Meio das Redes Sociais" será publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America ainda em junho.

Zero Hora

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