Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de junho de 2014

Em corrida contra o tempo, menina de 6 anos busca doador de célula-tronco

Foto: BBC / Reprodução
Família tem até outubro para encontrar doador com mesmas características

Uma menina britânica de seis anos está correndo contra o tempo para conseguir um doador de células-tronco compatível para permanecer viva.

A família de Emma Whittaker tem até outubro para encontrar o doador cujas características combinem com as da menina em pelo menos oito entre dez pontos.

Os médicos não conseguiram encontrar doadores entre os familiares da menina, nem mesmo o irmão de quatro anos, James.

Quando James passou pelos exames para verificar se ele poderia ser o doador, a família acabou descobrindo que ele também tem a doença de Emma e precisará de uma doação no futuro, para salvar sua vida.

As duas crianças têm uma doença genética chamada Anemia de Fanconi, que causa problemas na medula e leucemia.

James já conseguiu um doador que combina perfeitamente através do registro britânico de doadores de células-tronco. Mas Emma ainda não conseguiu ninguém.

Os médicos agora afirmam que, como último recurso, podem fazer um transplante de células-tronco de um dos pais das crianças, mesmo com o fato de eles combinarem em apenas 50% com Emma.

Transfusões
Devido à doença, Emma precisa ir regularmente ao hospital para transfusões que vão manter seu sangue em um estado normal. A menina também precisa fazer várias biópsias da medula óssea.

Segundo a mãe de Emma, Rachel, a doença tem um grande impacto na vida dela.

— Ela se cansa facilmente e os músculos dela podem doer, é fácil aparecer hematomas e ela também tem muitas erupções na pele. Ela foi visitar o zoológico recentemente e depois ficou exausta.

Rachel e o marido descobriram a doença de Emma quando ela estava com quatro anos. Aos 18 meses de idade a menina já passado por uma cirurgia cardíaca.

Emma nasceu com apenas um rim, como o irmão, e começou a ter dificuldades para respirar.

Enquanto a saúde de Emma se deteriora, James por enquanto não apresenta alterações no sangue ainda não precisará da doação de células-tronco.

Doadores
Rachel afirma que é reconfortante saber que pelo menos James já tem um doador garantido, mas agora a família está desesperada para encontrar alguém para Emma e, para isso, as pessoas precisam se registrar como doadores potenciais.

Rachel é metade iraniana então a família está procurando pessoas com ascendência do Oriente Médio.

— As pessoas, especialmente as gerações mais novas, não têm ideia de como é simples ou do que está envolvido. Eles apenas sabem sobre a doação de sangue, mas é tão simples quanto.

Para se registrar como um potencial doador de células-tronco na Grã-Bretanha, a pessoa precisa ser saudável e ter entre 18 e 55 anos. Depois de preencher um formulário de permissão, o doador terá uma amostra de células retirada do interior da bochecha, como em um teste de DNA, para descobrir as características do tecido da pessoa.

Se as características combinarem com a de alguém precisa de uma doação de células tronco, estas células poderão ser coletadas em um processo muito parecido com uma doação de sangue.

BBC Brasil / R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário