Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Hospital de Rondônia: feito para sanar sobrecarga

Estado vive período de oportunidades e explosão demográfica equivalente a 8% da população. Dessa forma, governo constrói hospital de urgência e emergência para iniciar a cura na saúde pública

Grandes obras como as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, além das eclusas que estão sendo construídas na região de Porto Velho, capital de Rondônia, têm atraído não só investimentos, mas milhares de trabalhadores em busca de novas oportunidades. No entanto, a explosão demográfica causada pela enxurrada de profissionais e suas famílias tem sobrecarregado o sistema público de saúde na capital do estado, já considerado de má qualidade.

O sistema de saúde de Porto Velho é composto por cerca de 400 instituições de saúde, entre públicas e privadas, das quais 92 estão sob administração pública, 302 privadas e o restante dividido entre fundações e entidades beneficentes.

Segundo Secretário adjunto de Saúde do Estado de Rondônia, José Batista da Silva, nos últimos dois anos, o estado recebeu cerca de 120 mil novos habitantes – grande parte na capital, Porto Velho que, segundo censo realizado pelo IBGE em 2010, tem 428 mil habitantes .

“Um exemplo disso é nosso atual Hospital de Urgência e Emergência, na capital, que possui 150 leitos e tem em média 280 pacientes internados, o que leva quase metade deles a ficarem em locais improvisados e até no chão da unidade. Esse foi o principal motivo pelo qual decidimos expandir os serviços de saúde”, justifica Batista.

Com hospitais superlotados e um sistema de saúde considerado arcaico pelo próprio governo, o Estado de Rondônia decidiu expandir sua rede assistencial e criou um novo Hospital de Urgência e Emergência, em Porto Velho. A instituição será apoiada por duas novas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), que irão referenciar toda a demanda para o hospital. Os recursos alocados para a construção da nova unidade chegam a R$ 90 milhões e foram aplicados integralmente pelo estado, sem apoio do governo federal.

Os 254 leitos da instituição – sendo 155 de internação, 42 para observação, 29 de UTI, 19 para emergências e paradas cardíacas e oito para recuperação pós-anestésica – estarão distribuídos pelos cinco pavimentos que ocuparão uma área total de 17 mil metros quadrados.

De acordo com Batista, para evitar problemas de superlotação ou no atendimento ao público, antes do paciente ir ao novo hospital ele passará pelas unidades de pronto atendimento. Cada uma delas terá capacidade para 600 atendimentos por dia, leitos de UTI e centros cirúrgicos, para que os pacientes possam ser estabilizados e encaminhados com segurança à nova unidade ou mantê-lo internado na UPA por até 72 horas, caso seja necessário.

“O que pretendemos com esse sistema é evitar a superlotação e dar velocidade aos atendimentos. Estimamos um tempo de internação médio de 3,7 dias por paciente, dessa forma manteremos os 254 leitos ocupados, mas sem superlotação”.

Ainda de acordo com o secretário adjunto, os casos que não puderem ser atendidos na nova instituição serão encaminhados ao Hospital de Base de Rondônia, também na capital, que passará a ser administrado por uma Organização Social de Saúde, ainda não definida.

A previsão é de que a construção fique pronta no prazo de um ano. Segundo a Secretaria de Saúde de Rondônia, o planejamento já está em fase final e toda a parte de projeto e arquitetura já foi concluída, da mesma forma que a definição de materiais e equipamentos que serão usados.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário