Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ingestão de complexos vitamínicos pode ser exagerada?

Apesar das propagandas alardearem que tomar compostos de vitaminas todos os dias faz você ter mais disposição no dia a dia ou complementar uma alimentação ruim, não se deixe enganar. Reflita bastante sobre a questão de você realmente precisar tomar pílulas diárias de vitamínicos antes de ir à farmácia mais próxima e comprar um tubo desses produtos.

Para ficar com as vitaminas em dia, uma boa alimentação já é o suficiente. E se você se sente mais fraco – e tem certeza de que não está doente – a melhor coisa a fazer é se concentrar em uma alimentação balanceada, que todos sabem como é: muitos legumes, frutas, verduras, proteína animal com baixa gordura e alimentos integrais.

“Qualquer ser humano com uma alimentação minimamente adequada e diversificada, ou seja, que ingira mais de um tipo de fruta e legume, coma verduras variadas, tenha uma boa fonte de proteína – as mais comuns são as carnes, mas há outras opções também –, com alimentos tradicionais no almoço do brasileiro – como arroz e feijão – estará bem alimentada e dificilmente precisará de uma suplementação vitamínica”, defende Alfredo Salim Helito, clínico geral do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. “E se precisar, é porque está doente ou não come de forma adequada”, completa.

Outra exceção, lembra o médico, é no caso de esportistas profissionais. Nesses casos, o uso além do normal das funções orgânicas, como o exigido em treinos de longa duração ou de grande esforço, pode gerar um déficit vitamínico.

Superdosagem também pode ocorrer

“Hoje em dia há um exagero em torno do consumo de vitaminas. Esse hábito pode até gerar uma superdosagem e, ao contrário do que se espera, comprometer a saúde”, alerta Helito. O principal problema é com relação às vitaminas chamadas lipossolúveis

De acordo com Helito, há dois tipos de grupos de vitaminas. As chamadas hidrossolúveis – como aquelas do complexo B e C – e que, como o nome diz, se diluem em água. O excesso dessas vitaminas vai ser descartado pelo organismo, na urina, por exemplo. O outro grupo são as famílias de vitaminas – como a A e a D –, entretanto, são solúveis em gordura e ficam mais tempo no corpo, se acumulando na gordura presente no organismo.

Acúmulo e intoxicação

“Os suplementos dessas vitaminas são indicados para pessoas mais velhas, com problemas de osteoporose já instalados. Há pouca literatura científica que defenda que a ingestão preventiva de vitaminas possa trazer real qualidade de vida para esses indivíduos. E o que pode acontecer, caso as pessoas comam mal e resolvam suplementar suas vitaminas com esses produtos vendidos em farmácia, é haver um quadro similar à intoxicação”, diz o médico.

Por isso, diz Helito, é bom estar atento ao próprio prato e à qualidade do que se ingere. Comer mal e achar que o problema pode ser resolvido de maneira prática e rápida com produtos farmacêuticos é um erro que não contribui em nada para o hábito de manter uma boa saúde física.

Fonte oqueeutenho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário