Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 1 de novembro de 2011

Consumo adequado de proteínas pode ajudar no controle de peso

533792 29117131 300x200 Consumo adequado de proteínas pode ajudar no controle de peso
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, mostra que a quantidade certa de proteínas em uma dieta – entre 15% e 25% – pode ajudar no controle do peso e, consequentemente, no combate à obesidade.
De acordo com o autor do estudo, Alison Gosby, pesquisas anteriores já apontavam que a proteína desempenha um papel importante na determinação da ingestão total de energia e, portanto, no controle da obesidade. Para testar a hipótese, Gosby e sua equipe reuniram mais de 20 pessoas – todas magras e em boa saúde – para, durante quatro dias, seguir uma das três dietas desenvolvidas. Elas eram o mais semelhante possível em fatores como palatabilidade, disponibilidade, variedade e aparência, e seu consumo foi monitorado.

As dietas se diferenciavam na porcentagem do consumo de proteínas: a primeira seria de 10%, a segunda, de 15% e a última de 25%. Os resultados mostram que aqueles que seguiram a dieta com menor quantidade de proteínas consumiram mais carboidratos ao longo do dia – o que elevou o consumo de calorias em 12% em comparação àqueles que seguiram a dieta de 15% de proteínas.

Entre os que seguiram a dieta com 25% de proteínas não foram observadas mudanças no comportamento dos participantes, em comparação àqueles que fizeram a dieta de 15% de proteína.

Para o autor, os resultados mostram que o consumo de proteínas pode influenciar em nosso apetite e, por isso, quando a porção de proteínas em uma dieta é pequena, nosso paladar pede energia – o que pode levar ao excesso de consumo de alimentos ricos em calorias. “E isso é cada vez mais fácil em nossa sociedade, uma vez que os alimentos ricos em carboidratos são mais baratos e estão mais disponíveis”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário