Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, mostra que a quantidade certa de proteínas em uma dieta – entre 15% e 25% – pode ajudar no controle do peso e, consequentemente, no combate à obesidade.
De acordo com o autor do estudo, Alison Gosby, pesquisas anteriores já apontavam que a proteína desempenha um papel importante na determinação da ingestão total de energia e, portanto, no controle da obesidade. Para testar a hipótese, Gosby e sua equipe reuniram mais de 20 pessoas – todas magras e em boa saúde – para, durante quatro dias, seguir uma das três dietas desenvolvidas. Elas eram o mais semelhante possível em fatores como palatabilidade, disponibilidade, variedade e aparência, e seu consumo foi monitorado.
As dietas se diferenciavam na porcentagem do consumo de proteínas: a primeira seria de 10%, a segunda, de 15% e a última de 25%. Os resultados mostram que aqueles que seguiram a dieta com menor quantidade de proteínas consumiram mais carboidratos ao longo do dia – o que elevou o consumo de calorias em 12% em comparação àqueles que seguiram a dieta de 15% de proteínas.
Entre os que seguiram a dieta com 25% de proteínas não foram observadas mudanças no comportamento dos participantes, em comparação àqueles que fizeram a dieta de 15% de proteína.
Para o autor, os resultados mostram que o consumo de proteínas pode influenciar em nosso apetite e, por isso, quando a porção de proteínas em uma dieta é pequena, nosso paladar pede energia – o que pode levar ao excesso de consumo de alimentos ricos em calorias. “E isso é cada vez mais fácil em nossa sociedade, uma vez que os alimentos ricos em carboidratos são mais baratos e estão mais disponíveis”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário