Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Pessoas que prestam atenção em muitas coisas ao mesmo tempo têm região do cérebro menor

Em comparação com aquelas que utilizam um dispositivo de cada vez, elas têm menos massa cinzenta em determinada região cerebral
 
O uso simultâneo de smartphones, laptops e outros dispositivos de mídia pode estar mudando a estrutura de nosso cérebro, diz uma nova pesquisa da Universidade de Sussex, nos Estados Unidos. As pessoas que utilizam frequentemente vários aparelhos ao mesmo tempo têm menor densidade de massa cinzenta em uma região do cérebro em comparação com aquelas que usam apenas um dispositivo por vez.

A pesquisa corrobora estudos anteriores que mostram as relações entre a atividade multitarefa e a falta de atenção, além de problemas emocionais, como depressão e ansiedade.
 
Os pesquisadores da Universidade de Sussex utilizaram exames de ressonância magnética funcional para examinar as estruturas do cérebro de 75 adultos que tinham respondido a um questionário sobre o uso e consumo de dispositivos de mídia, incluindo smartphones, computadores e televisão.

Eles descobriram que — independente de traços de personalidade individuais —, as pessoas que usaram um maior número de dispositivos de mídia ao mesmo tempo também tiveram menor densidade de massa cinzenta na parte do cérebro conhecida como córtex cingulado anterior, a região responsável pelas funções cognitivas e emocionais.
 
Cientistas já haviam demonstrado que a estrutura cerebral pode ser alterada após a exposição prolongada a novos ambientes e experiências. As vias neurais podem mudar de acordo com o comportamento, o ambiente e as emoções.
 
Outros estudos têm mostrado que o treinamento (tais como aprender a fazer malabarismos, ou taxistas aprender o mapa de Londres) pode aumentar a densidade de matéria cinzenta em certas partes do cérebro.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário