Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Como evitar a Tuberculose

A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa  causada por uma
 bactéria, ou Bacilo de Kock
A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa  causada por uma bactéria, ou Bacilo de Kock. Esta doença afeta principalmente os pulmões, mas, podem afetar outros órgãos como os rins, os ossos e as membranas que  envolvem o cérebro conhecida como meninges.
 
1. Transmissão: em quase todos os casos, a tuberculose é transmitida  por via aérea, e a infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos. Normalmente através de espirro, fala ou tosse de um individuo com tuberculose ativa.
 
2. Os tipos de tuberculose: A tuberculose pode ser dividida em tuberculose primária, que se desenvolve nos primeiros cinco anos após a infecção.  E  a pós-primária, quando uma vez infectada, a pessoa pode desenvolver tuberculose doença em qualquer fase da vida, isto acontece quando o sistema imunológico não pode mais manter os bacilos no controle e eles se multiplicam rapidamente.
 
3. As Duas formas da tuberculose: A tuberculose pode ser apresentada na forma pulmonar com os sintomas clássicos como tosse persistente por 3 semanas ou mais, febre vespertina, suor noturno e emagrecimento. E na forma extrapulmonar  onde seus sinais e sintomas é dependentes dos órgãos acometidos e aumenta dentre pacientes com comprometimento imunológico, principalmente com Aids.
 
4. O diagnóstico da tuberculose: é feito através de vários exames para determinar a doença. A baciloscopia direta do escarro é o método principal, pois permite a descoberta das fontes de infecção, permitindo assim a confirmação da presença do bacilo. Pode se contar com a ajuda de outros exames como: coleta de escarros, radiológicos, prova tuberculínica para que se chegue rápido a um diagnóstico e se inicie o tratamento.
 
5. O tratamento para a tuberculose: se inicia com 4 drogas na fase de ataque que se caracteriza em 2 meses do tratamento  com isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol. Nos 4 meses após, se trata da fase de manutenção  e utilizam-se rifampicina e isoniazida. O tratamento em geral da tuberculose dura  6 meses  e se o individuo com tuberculose tiver uma boa adesão ao tratamento consegue chegar a cura da doença.
 
6. Como evitar a tuberculose: é importante ressaltar que para evitar  a contrair a tuberculose é preciso se manter longe das pessoas  contaminadas, para não adquirir  o bacilo através da tosse, espirro, fala etc.
 
A tuberculose é uma doença que assusta muita gente, mas tem cura, e para que haja essa cura é importante valorizar o tratamento com o uso diário da medicação e seguir todas as demais orientações do médico e sua equipe.

Como Fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário