Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Especialista dá dicas para se proteger da candidíase no verão

Especialista dá dicas para se proteger da candidíase no verão Divulgação/stock xchng
Uso prolongado de biquíni molhado contribui para a candidíase
Infecção pode afetar homens e mulheres
 
Pelo menos uma vez na vida 75% a 80% das mulheres terá candidíase. Essa infecção que acomete a região genital ocorre com mais frequência no verão por causa das altas temperaturas e da alta umidade. Fatores como higiene genital inadequada, uso de antibióticos, anticoncepcionais, corticóides, estresse, exposição ao sol e até mesmo da alimentação também podem contribuir para o seu aparecimento.
 
A candidíase é provocada por um fungo chamado Candida albicans e é mais comum entre as mulheres. No entanto, os homens também podem apresentar a infecção.
 
— Uma das formas de contágio é através do contato sexual, mas isso não significa que é uma doença sexualmente transmissível, pois pode ocorrer em pessoas que nunca tiveram relações sexuais. Mesmo que o homem ou a mulher tenha uma relação com a camisinha, o pênis faz um microtrauma na parede da vagina, assim a mulher fica mais predisposta à doença — explica a ginecologista e obstetra Erica Mantelli.
 
A candidíase também está associada ao sistema imunológico é comum ocorrer em mulheres grávidas ou pacientes com doenças que comprometem a imunidade, como a aids e o diabetes.
 
— As gestantes também podem sofrer com o problema, já que a imunidade tende ficar mais baixa nesse período e o Ph da vagina fica mais ácido, favorecendo a proliferação do fungo — revela a especialista.
 
O tratamento em gestantes deve ser feito apenas no local, evitando o uso de medicamentos via oral.
 
Sinal de alerta
Para esclarecer os principais sintomas da candidíase, a ginecologista Erica Mantelli elaborou uma lista que pode indicar o problema tanto no homem como na mulher:
 
Nas mulheres:
— Coceira na vagina e no canal vaginal

— Corrimento branco grumoso

— Ardor local e para urinar

— Dor durante as relações sexuais

— Vermelhidão na vulva
 
Nos homens:
— Pequenas manchas vermelhas no pênis

— Edema leve

— Lesões em forma de pontos

— Prurido (coceira). Em casos mais graves distúrbios gastro-intestinais e outros problemas dermatológicos podem aparecer
 
Candidíase tem cura?
De acordo com a ginecologista, quando diagnosticada, há dois tratamentos possíveis, que podem, inclusive, ser combinados: creme vaginal e medicamento antifúngico via oral. Para homens infectados, o tratamento recomendado é apenas via oral.
 
— Nos casos em que o casal apresenta uma candidíase recorrente, que vai e volta, é preciso que o homem e a mulher façam o tratamento — esclarece Erica.
 
Algumas medidas também podem ser adotadas para amenizar o problema.
 
— Manter a higiene íntima, não fazer o uso do protetor de calcinha diário (pois a região íntima fica abafada e há aumento da umidade local), optar por roupas frescas, principalmente na época mais quente do ano e cuidar da alimentação — aconselha a especialista.
 
Em situações de recorrência é preciso uma avalição minuciosa da saúde da mulher, pois essa infecção oportunista deve estar ocorrendo devido a estresse, problemas emocionais e alterações da imunidade.
 
Existem medicamentos e tratamentos específicos pra melhorar a imunidade e com isso evitar candidíase de repetição.
 
Caso apresente qualquer sintoma procure o ginecologista o quanto antes e jamais inicie o tratamento e uso de medicamentos sem recomendação médica.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário