Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Saiba como evitar a anemia na infância

Saiba como evitar a anemia na infância www.sxc.hu/divulgação
Foto: www.sxc.hu / divulgação
Cuidado na alimentação é fundamental para prevenir a doença
Consumo de carne e vegetais ricos em vitamina C deve ser parte da dieta das crianças
 
A anemia é considerada um problema de saúde pública mundial e também pode afetar as crianças. A doença é diagnosticada quando os valores de hemoglobina da criança estão abaixo do padrão de referência para sua idade e gênero.
 
Diversos fatores podem desencadear o problema, mas o principal deles é a deficiência de ferro. Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, é importante esclarecer que deficiência de ferro e anemia são diferentes. A anemia é a forma mais grave dessa carência.
 
De acordo com a presidente do comitê de nutrologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul Claudia Gazal, é importante que o diagnóstico da doença seja feito cedo. Por isso, Claudia recomenda a realizalçao da triagem com dosagem da hemoglobina.
 
— Em casos de risco para deficiência de ferro e em áreas de alta prevalência de anemia e déficit de ferro, como no Brasil, é recomendada a triagem com dosagem da hemoglobina e, sempre que possível, da ferritina sérica — complementa.
 
Para evitar que a anemia apareça, também é importante que os pais fiquem atentos à alimentação dos filhos. Segundo a pediatra, estimular o aleitamento materno é fundamental, pois nele a disponibilidade do ferro é maior e ele é mais bem absorvido. A partir dos seis meses, quando o leite não é suficiente para suprir as necessidades dos bebês, a carne deve ser incluída na alimentação.
 
— Os pais podem dar aos filhos entre 70 e 100g de carne diariamente. Eles também devem evitar que crianças de um a cinco anos de idade consumam mais de 700 ml de leite de vaca por dia — explica Claudia.
 
Outra recomendação é estimular o consumo de vegetais e frutas ricas em vitamina C próximo às refeições, quando a absorção de ferro é melhor.
 
Sem exames que detectem a deficiência do ferro, os sintomas que indicam anemia são tardios, dificultando o tratamento. Entre os sinais que podem ser percebidos pelos pais, estão: palidez da pele, mucosas, cansaço, falta de apetite e aumento de infecções.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário