Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Hamamélis

Nome científico
Hamamelis virginiana L.

Nomes alternativos
Hamamélide, hamamélia, castanha-de-bruxa, amieiro-castanho.

Descrição
Considerado um arbusto alto ou uma árvore de pequeno porte, o hamamélis é nativo da costa leste dos Estados Unidos e Canadá. Encontrada principalmente em bosques úmidos, é uma planta bem ramificada, com folhas de margem dentada.

Suas flores são amarelas e surgem depois da queda das folhas no outono, ao mesmo tempo em que os frutos do ano anterior finalmente amadurecem. As sementes brancas que a árvore produz são comestíveis. O tronco e as folhas produzem um óleo essencial usado em medicamentos e na indústria cosmética.

Parte utilizada
Casca e folhas.

Uso medicinal
Pequenas lesões e inflamações da pele e mucosas, hematomas, estiramentos, hemorroidas e varizes.

Modos de uso
Solução da planta fervida em água, banhos de assento, tintura, pomadas e na produção de fitoterápicos como Venovital, Hamamelis ec, Hamamelis Composto Cangeri, Hemofleb, Hemovirtus, Proctosan.

Cuidados e contraindicações
Não deve ser usada continuamente por mais de quatro semanas. Não recomendada para gestantes ou muilheres em período de amamentação sem supervisão médica.

Efeitos colaterais
Se ingerida pode provocar gastrite e vômitos. Inflamação da pele de contato em indivíduos muito sensíveis.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário