Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O futuro das informações online sobre saúde

Se os potenciais pacientes forem capazes de identificar seus sintomas em um robusto sistema de informações sobre saúde, poderá ajudar a reduzir o número inadequado de consultas

Existe uma demanda crescente por informações sobre saúde na internet em países com economias emergentes. No entanto, temos muitos desafios, dentre eles o de manter a qualidade das informações online. Além deste, existem outros.
Veja abaixo quais são eles, segundo a Bupa Health Pulse (2010).


Tecnologias móveis : Oferecem um caminho acessível para atingir pessoas em países cuja economia é emergente, onde a infraestrutura de banda larga ainda é limitada. Já em países como a China, sites com informações sobre saúde tem sido adequados para serem acessados tanto por computadores como por aparelhos móveis. Novas tecnologias móveis também são capazes de influenciar não só a maneira pela qual obtemos informações sobre saúde, mas também o tipo de informações que buscamos online. A percepção que os dispositivos móveis sejam mais pessoais e anônimos quando comparados aos computadores está levando muitas pessoas nos EUA a usar dispositivos móveis para obter informações sobre problemas de saúde sexual. O papel das novas formas de tecnologia móvel se tornará ainda mais evidente à medida que a geração de jovens, mais familiarizados com mídias sociais e tecnologias móveis, envelhecer e encarar mais desafios na saúde.

Existe uma ampla variação na qualidade de informações online sobre saúde: O aumento da consciência individual de utilizar informações online sobre saúde com cautela é algo que precisa ser disseminado para todo mundo. A internet não tem fronteiras e, muitas vezes, também, não está clara a origem do website. Dessa maneira, há necessidade de ajudar os consumidores a buscar informações com indicadores de qualidade e sinais de alerta sobre a informação de má qualidade. Mas qual conselho pode ser dado e como encontrar essa informação? Como a quantidade de material relacionado a saúde aumenta, e muito, na Internet, como pode o governo e prestadores de Informação em saúde assegurar a precisão das informações?

Procedimentos de acreditação podem ser usados para identificar sites de confiança, mas isso terá algum impacto sobre como as pessoas fazem uso da internet? A natureza global da Internet irá mostrar que muitos sistemas de acreditação diferentes podem se desenvolver. Ele será importante para aumentar a consciência pública, porém está longe de ser suficiente.

Precisamos entender como fazer melhor uso das mídias sociais: O uso de novas formas de mídias sociais para acessar informações sobre saúde aparece ainda de maneira modesta. No entanto, a mudança acontecerá a medida que as pessoas tornarem-se mais familiarizadas com estas tecnologias. Mídias sociais podem se tornar um caminho potencial para atingir as pessoas que perderam informações sobre saúde. Embora o número de indivíduos que postam comentários ou escrevem em blogs sobre saúde seja representativo, são desconhecidos pela grande parte da população. Isso precisa estar na cabeça de quem fornece esse tipo de informação.

Benefícios econômicos: Há muitos potenciais benefícios com maior acesso à informação em saúde, de alta qualidade, online. Se os potenciais pacientes forem capazes de identificar seus sintomas em um robusto sistema de informações sobre saúde, poderá ajudar a reduzir o número inadequado de consultas. Como a pesquisa da Bupa Health Pulse 2010 mostrou, quase metade dos respondentes (46 %) já tentam o auto-diagnóstico usando o a Internet. A internet pode, potencialmente, reduzir os custos de comunicação.

Fonte: Adaptado de Online Health: Untagling the web (www.portalsaude.com.br)

Por SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário