Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

"Trauma" pode ser transmitido entre gerações, sugere estudo

Reprodução / BBC
Descendentes podem herdar fobias de pais ou avós, sugere estudo
Pesquisa observou que camundongos herdaram fobias de pais e avós
 
Um estudo feito por cientistas americanos aponta que o comportamento humano pode ser afetado por episódios vivenciados por gerações passadas por meio de uma espécie de memória genética.
 
As pesquisas mostraram que um evento traumático pode afetar o DNA no esperma e alterar os cérebros e o comportamento das gerações futuras.
 
O estudo, publicado na revista científica Nature Neuroscience, indica que camundongos treinados para se esquivar de um determinado tipo de odor passaram essa aversão a seus "netos".
 
Especialistas dizem que os resultados são importantes para as pesquisas sobre fobia e ansiedade.
 
Os animais foram treinados para temer um cheiro similar ao da flor de cerejeira.
 
A equipe, composta por cientistas da Emory University School of Medicine, nos Estados Unidos, averiguou, então, o que estava acontecendo dentro do espermatozoide dos camundongos.
 
Os cientistas constataram que o trecho do DNA responsável pela sensibilidade à essência da flor de cerejeira estava mais ativo na célula reprodutiva masculina.
 
Tanto a prole dos camundongos quanto os descendentes destes demonstraram hipersensibilidade à flor de laranjeira e se esquivaram dela, mesmo que não tenham passado pela mesma experiência.
 
Os pesquisadores também identificaram mudanças na estrutura dos cérebros desses animais.
 
— As experiências vivenciadas pelos pais, mesmo antes da reprodução, influenciaram fortemente tanto a estrutura quanto a função no sistema nervoso das gerações subsequentes.
 
Assuntos familiares
As descobertas oferecem evidência de uma 'herança epigenética transgeracional', ou seja, de que o ambiente pode afetar os genes de um indivíduos, que podem então ser transmitidos a seus herdeiros.
 
Um dos pesquisadores, Brian Dias, afirmou à BBC que tal característica "pode ser um mecanismo pelo qual os descendentes mostram marcas de seus antecessores".
 
— Não há dúvida de que o que acontece com o espermatozóide e o óvulo pode afetar as gerações futuras.
 
O professor Marcus Pembrey, da Universidade College London, afirmou que as descobertas são "altamente relevantes para as fobias, ansiedade e desordens de estresse pós-traumático" e fornecem "fortes evidências" de que uma forma de memória pode ser transmitida entre gerações.
 
— A saúde publica precisa urgentemente levar em conta as respostas transgeracionais humanas.
 
Acredito que não entenderemos o aumento nas desordens neuropsiquiátricas ou a obesidade, diabetes e as perturbações metabólicas sem esse tipo de abordagem multigeracional.
 
BBC Brasil/R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário