Propriedades químicas da bebida promovem a geração de células cerebrais
Beber chá-verde não é apenas bom para o coração ou para emagrecer, mas também poderia aumentar a memória, conforme sugerem pesquisadores chineses. De acordo com o estudo, as propriedades químicas da bebida promovem a geração de células do cérebro, proporcionando benefícios tanto para a memória como também para o aprendizado. As informações são do Daily Mail.
O responsável pelo estudo, professor Bai Yun, da Universidade Médica Militar, explica que há muitos trabalhos sobre a bebida.
— Há muita atenção científica sobre seu uso para ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, mas agora estão surgindo evidências de que suas propriedades químicas podem melhorar a função cognitiva.
A equipe chinesa focou a investigação na parte do cérebro que processa as informações de curto prazo para a memória de longo prazo. A equipe descobriu que uma substância chamada de ECGC estimula a produção de células progenitoras neurais, que, como as células-tronco, podem se adaptar a vários tipos de células.
Os testes foram feitos em dois grupos de ratos de laboratório: um que consumiu o chá e o outro controle. Os animais foram treinados durante três dias para encontrar uma plataforma visível em seu labirinto. Em seguida, eles foram treinados por sete dias para encontrar uma plataforma escondida.
— Os ratos que tomaram o chá exigiram menos tempo para encontrar a plataforma escondida. No geral, os resultados revelaram que a substância EGCG aumenta a aprendizagem e memória, melhorando o reconhecimento de objetos e memória espacial.
A descoberta pode ajudar no combate de doenças degenerativas e perda de memória.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário