Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Nutróloga ensina como conservar os nutrientes de alimentos congelados

Congelamento evita desperdício e dificulta a proliferação de micro-organismos

Constantemente questionadas, as comidas congeladas podem ser saudáveis, se o congelamento for feito da maneira correta. De acordo com a nutróloga Liliane Oppermam, alguns alimentos, quando congelados, tornam-se até mais nutritivos.

— No feijão verde, por exemplo, quando congelado, a vitamina C concentrada se multiplica — explica a especialista.

Segundo Liliane, o alimento congelado se torna rígido, dificultando a proliferação de micro-organismos causadores de doenças. Outra vantagem é que evita o desperdício dos produtos, pois eles podem ser armazenados por muito mais tempo no congelador.

A embalagem tem grande importância durante o congelamento. Ela permite que o alimento se mantenha com todas as suas características, incluindo a textura e o sabor. Antes de iniciar qualquer procedimento, analise a embalagem e identifique se tem furos ou se é fácil de rasgar, para evitar que o alimento tenha contato com o ar do freezer e perca nutrientes.

Para o congelamento de carnes, o ideal é embalar em saco plástico ou de papel aderente. O papel alumínio, muito utilizado pela dona de casa para embalar, pode não soltar a carne e acaba por ressecá-la.

A nutróloga Liliane Oppermam ensina o passo a passo para evitar esse tipo de equívoco e congelar os alimentos corretamente, conservando todos os nutrientes:

:: Embalagem
Potes plásticos, de vidro ou sacos próprios para o armazenamento de alimentos são os mais recomendáveis para o congelamento, além de ser ideais para o consumo de uma refeição.

:: Etiqueta
Identifique na etiqueta do alimento dados como data de fabricação e validade.

:: Temperatura
Esteja atento à temperatura do freezer, o ideal é abaixo de 18°C. É possível congelar o alimento por três meses mantendo essa mesma temperatura.

:: Frutas
Retire os caroços e armazene somente a quantidade que será consumida.

:: Hortaliças
O congelamento das hortaliças é preparado de acordo com a técnica chamada branqueamento, que consiste em lavar e separar as partes estragadas do alimento, depois lavar em água fervente e logo em seguida colocar em água fria, provocando um choque térmico para eliminar as bactérias.

:: Carnes
Qualquer tipo de carne pode ser congelada, mas é recomendável que ela esteja fresca. Caso a carne já tenha sido congelada crua, ela só pode ser recongelada sob forma de prato pronto.

:: Alimentos que não podem ser congelados
Maionese, banana, pêra, macarrão sem molho, creme de leite, tomate, batata, pepino, salsão, pudins, queijos cremosos, ovos e iogurte. Esses alimentos perdem a textura e o sabor se forem congelados.

:: Para descongelar
Doces em geral e frutas, após retirados do congelador, devem ser mantidos fora da geladeira, em temperatura ambiente. Devem ser descongelados ainda embalados. Já as carnes e queijos podem ser mantidos na geladeira até o descongelamento total. Alimentos pré-prontos podem ser descongelados na hora e consumidos em seguida. Eles podem ser levados diretamente ao micro-ondas ou ao fogão.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário