Apesar de tornar a vida mais prática, o uso abusivo de alimentos embutidos é muito prejudicial à saúde. Conheça os perigos e riscos que esses produtos oferecem.
Trazer os hábitos alimentares para o mais próximo possível do ideal não é uma tarefa fácil para a grande maioria das pessoas, pois a correria do dia a dia torna indispensável a utilização de maneiras práticas para resolver as necessidades cotidianas.
O uso de alimentos embutidos é uma das maneias que muitas pessoas encontram de fugir da obrigação diária de cozinhar, afinal, quem é que não gosta de chegar em casa e se render à comodidade de colocar os alimentos no micro-ondas e, em menos de 20 minutos, ter uma refeição deliciosas e prontinha para ser devorada?
O perigo dos embutidos
Não haveria problema algum em aproveitar toda a facilidade que os alimentos embutidos podem oferecer se não fosse o “pequeno” detalhe de que esse tipo de produto é capaz de proporcionar vários prejuízos à saúde, quando usado com certa frequência.
Por ter surgido para suprir a necessidade de conservação alimentar em uma época em que era muito mais difícil armazenar comida e ainda garantir sua qualidade, a química presente nos embutidos é totalmente desconhecida pelo organismo humano e afeta, principalmente, o trato gastrintestinal.
Substâncias nocivas
Entre as várias substâncias presentes nos alimentos embutidos e responsáveis por serem as causadoras de problemas, podemos destacar os altos níveis de nitrato, que confere a coloração avermelhada ao alimento. Esses agentes possuem comprovada ação cancerígena, se relacionando como um dos principais fatores evitáveis na gênese dos cânceres gástricos.
Outro problema é o excesso na quantidade de corantes, conservantes e muitos outros produtos químicos, que além de poderem causar alergias, sobrecarregam a função hepática, tornando o fígado incapaz de metabolizar todos os elementos nocivos presentes no organismo. É exatamente por isso que a ingestão exagerada de tais alimentos se relaciona com a piora de quadros como enxaqueca, TPM e principalmente problemas gástricos.
Como prevenir os problemas de saúde
Para diminuir o risco de desenvolver problemas de saúde, especialistas no assunto recomendam a realização de um rodízio alimentar, onde a carne vermelha é restringida a, no máximo, dois dias da semana. Nos outros cinco dias é permitido comer outras carnes, como frango ou peixe. O uso de embutidos deve ser feito no menor número de vezes possível.
O uso abusivo de alimentos embutidos é um problema que cresce à medida que a sociedade necessita de cada vez mais praticidade para cumprir com as tarefas do dia a dia. Entretanto, esse tipo de produto é extremamente prejudicial à saúde e pode trazer muito mais problemas do que soluções. A dica é optar pelo rodízio alimentar, que apesar de ser mais trabalhoso, é um cuidado que nosso corpo merece.
Fonte Mundo das Tribos
Nenhum comentário:
Postar um comentário