Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Conheça a Síndrome de Asperger, doença que gerou polêmica após crime nos EUA

Conheça a Síndrome de Asperger, doença que gerou polêmica após crime nos EUA Tracy Smith/Stock.Xchng
A Síndrome de Asperger se diferencia porque, apesar de
apresentar as características básicas do autismo - déficit
de comunicação, baixa reciprocidade social e comportamentos
 repetitivos -, a criança tem preservada a capacidade intelectual
Psicóloga que comentou o caso no programa Domingão do Faustão, da TV Globo, foi criticada por dar a entender que a doença, um tipo de autismo, poderia estar relacionada a psicopotia
 
O perfil da psicóloga Elizabeth Monteiro em uma rede social foi povoado por críticas ao longo desta semana, principalmente, de pais de crianças com autismo. No domingo passado, ela participou do programa Domingão do Faustão, na TV Globo, comentando o caso do jovem que abriu fogo em uma escola nos Estados Unidos, matando 27 pessoas, sendo 20 crianças, no dia 14 de dezembro. Ao mencionar que o jovem poderia ser portador de Síndrome de Asperger, um tipo de autismo, a psicóloga deu a entender que a doença poderia estar relacionada à psicopatia.

Indignados, pais de crianças autistas usaram a internet para criticar as declarações. De acordo com o pediatra Ricardo Halpern, especialista em desenvolvimento e comportamento, a Síndrome de Asperger não necessariamente está relacionada à agressividade:
 
- A agressividade faz parte de um grupo de sintomas que o autista pode apresentar, mas não é uma característica dominante. As principais são déficit de comunicação, baixa reciprocidade social e comportamentos repetitivos.

O pediatra destaca que nem todo autista tem o mesmo tipo de comportamento, pois a doença tem um espectro amplo de sintomas que podem se manifestar em maior ou menor grau, dependendo, também, da intervenção que cada criança recebe no meio familiar, educacional e social.
 
Intervenção precoce é medida eficaz
A professora Janice Gomes, de Alvorada, estranhou o silêncio de Arthur quando ele tinha um aninho. No cercadinho dos brinquedos, o menino passava longo tempo girando a mesma pecinha em torno do eixo. O que chamou a atenção da mãe era visto com naturalidade pelas professoras da escolinha.
 
- As professoras diziam que ele não queria brincar, mas elas não sabiam como estimular, e isso acabava prejudicando - relata Janice.
 
Graças à percepção da mãe, que possibilitou a intervenção precoce, Arthur, agora com dois anos, faz fonoaudiologia, terapia ocupacional, e hidroterapia. A rotina repleta de atividades é um dos 10 mandamentos para o bom desenvolvimento da criança autista.
 
Síndrome de Asperger
O autismo inclui uma série de sintomas que podem se manifestar em maior ou menor grau. A Síndrome de Asperger se diferencia porque, apesar de apresentar as características básicas do autismo - déficit de comunicação, baixa reciprocidade social e comportamentos repetitivos -, a criança tem preservada a capacidade intelectual. Assim, ela pode ter dificuldades de socialização, mas não de cognição.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário