Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Férias de verão? Cuidado com animais peçonhentos

Muitas pessoas escolhem passar as férias de verão no campo ou em praias mais afastadas. Nestes locais é possível ter contato direto com a natureza, o que é muito relaxante, porém é preciso tomar alguns cuidados para que a diversão não se transforme em problema.
 
O verão é a época do ano em que mais ocorrem casos de acidentes com animais peçonhentos. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de São Paulo. 60% dos casos são registrados nesta época do ano. Nos últimos três anos, o estado registrou 34.810 ocorrências.
 
O aumento está diretamente relacionado aos hábitos dos animais e das pessoas, que neste período acabam se expondo mais aos riscos em passeios pela mata, por exemplo.
 
Entre os animais peçonhentos mais comuns e que exigem maiores cuidados, estão escorpiões, aranhas, lagartas e abelhas. É preciso estar atento, pois os bichos muitas vezes estão escondidos em entulhos, em roupas ou dentro dos sapatos.
 
Mas não são apenas aqueles que estão nas matas que precisa ficar de olho. Diferentemente do que muitos imaginam, a grande maioria dos ataques ocorre nos centros urbanos mesmo. Mas os acidentes no campo e na mata também são freqüentes.
 
A indicação, caso seja picado por algum desses animais, é não tentar remédios caseiros e sim procurar um médico. “No caso de se acidentar não é indicado o uso de torniquete ou o corte no local da picada. O correto é correr até o serviço mais próximo e procurar atendimento”, afirma a técnica da Divisão de Zoonoses, Joceley Casimiro Campos.
 
Seguem, agora, algumas dicas para que você evite este tipo de acidentes.
 
Cuidados preventivos:
- Sempre utilizar luvas para cuidar dos jardins;

- Use botas de cano alto em terrenos baldios ou quando for entrar na mata;

- Evite manter entulhos em casa ou locais de circulação;

- Mantenha o quintal sempre limpo

- Bata ou chacoalhe o sapato antes de calçá-lo.
 
Em caso de picada:
- Não usar torniquete;

- Não fazer corte no local;

- Procurar atendimento médico imediatamente.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário