Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Morar na cidade grande: como ter saúde respirando um ar tão poluído?

Em 2008, os pesquisadores do Instituto de Epidemiologia do Centro Helmholtz, na Alemanha, concluíram que crianças que moram em cidades com trânsito muito movimentado têm 50% mais chances de desenvolver doenças respiratórias como asma e alergias ou infecções de pele.
 
Muita gente pensa que estar dentro de casa ou em um local fechado significa estar protegido da poluição, mas certo mesmo é que portas, janelas e paredes não impedem que a qualidade do ar seja ruim.
 
A poeira é um dos maiores vilões dessa história. E a queima de combustível é a maior responsável por ela. As minúsculas partículas ficam no ar e circulam pela casa toda, prejudicando a saúde de seus moradores. As crianças e idosos são os que mais sofrem com isso.
 
Um ar de má qualidade pode ser causador de diabetes (um estudo mostra uma forte ligação entre a diabetes nos adultos e a poluição atmosférica, a pesquisa de longo prazo se baseou em estudos anteriores de laboratório, que ligaram a poluição do ar a um aumento da resistência à insulina, um precursor da diabetes) e até insônia. Respirar bem é essencial, por isso, esse é um assunto que deve ser tratado com muita atenção, já que no mundo dois milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da poluição.
 
“Em alguns países, como o Japão, existe a cultura de cuidar da qualidade do ar que se respira, infelizmente, isso ainda está longe de acontecer no Brasil”, diz Marcelo Yoshikawa, diretor de empresa.
 
É realmente difícil encontrar alguém numa grande cidade que não tenha algum tipo de “ite”, isso quer dizer rinite, sinusite e outras doenças do sistema respiratório, sem falar da asma, que ainda mata no Brasil (para ela não existe cura, mas há tratamento). Então, porque o brasileiro ainda não aprendeu a se preocupar com o ar que respira?
 
“Muita gente vê a compra de um purificador de ar como um gasto, não um investimento”, afirma Marcelo. “No final das contas, as despesas com médicos e remédios acabam saindo muito mais caro”, conclui o empresário.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário