Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de abril de 2013

Um copo de suco de beterraba por dia reduz em pressão arterial em 7%

Testes sugerem que o efeito é produzido pelos níveis naturalmente elevados de nitratos presentes na beterraba
 
A ingestão diária de suco de beterraba pode ajudar a baixar a pressão arterial, segundo pesquisadores da Barts e The London Medical School, no Reino Unido.
 
O estudo revela que em torno de um copo do suco pode ajudar as pessoas com pressão arterial elevada, diminuindo suas leituras em cerca de 7%,ou 10 mmHg.
 
Testes sugerem que o efeito é produzido pelos níveis naturalmente elevados de nitratos presentes na beterraba.
 
"Nossa esperança é de que um aumento da ingestão de vegetais com um alto teor de nitrato na dieta, tais como vegetais de folhas verdes ou de beterraba, possa ser uma abordagem facilmente utilizada para melhorar a saúde cardiovascular", afirma a autora da pesquisa Amrita Ahluwalia.
 
O suco de beterraba continha cerca de 0,2 g do nitrato na dieta. No corpo o nitrato é convertido em um composto químico chamado nitrito e, em seguida, em óxido nítrico no sangue. O óxido nítrico é um gás que alarga os vasos sanguíneos e auxilia o fluxo de sangue.
 
O estudo envolveu oito mulheres e sete homens que tinham pressão arterial sistólica entre 140 a 159 milímetros de mercúrio (mm Hg), não tiveram outras complicações médicas e não estavam tomando medicação para pressão arterial.
 
Os participantes do estudo beberam 250 ml de suco de beterraba ou de água contendo uma pequena quantidade de nitrato, e tiveram sua pressão arterial monitorada durante as 24 horas seguintes.
 
Comparado com o grupo placebo, os participantes que beberam o suco de beterraba reduziram a pressão arterial sistólica e diastólica, mesmo depois que o nitrito na circulação sanguínea retornou aos níveis anteriores ao consumo do suco. O efeito foi mais pronunciado três a seis horas após o consumo, mas ainda estava presente até 24 horas depois.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário