Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Veja os principais cuidados para manter a saúde da pele masculina

Homens também sofrem com incômodos na pele, especialmente por causa do ato de se barbear
 
Pele fina, oleosa, sem brilho e sensível a qualquer agressão não são apenas queixas femininas. Os homens também sofrem com esses incômodos que atingem a pele. Outros problemas enfrentados pelos homens são os pelos encravados, ressecamento e irritação pelo ato de se barbear diariamente.
 
Normalmente, eles têm a pele mais oleosa, espessa e com maior quantidade de pelos do que as mulheres. A espessura dos pelos da face masculina são mais grossos e densos na área do bigode devido ao hormônio masculino androgênio. E o cuidado diário com a pele pode prevenir pelos encravados e inflamações provocada pelas lâminas na hora de fazer a barba.
 
De acordo com o dermatologista Anderson Bertolini, as glândulas sebáceas agem mais na pele masculina, o que torna a limpeza essencial para manter o equilíbrio de suas funções.
 
— A pele masculina possui maior densidade de colágeno, entretanto, ela perde sua firmeza mais cedo a partir dos 30 anos. Por outro lado, ela possui um maior fluxo sanguíneo e o pH é mais ácido, sendo mais oleosa devido às glândulas sebáceas. Além desses fatores, a pele masculina sofre uma agressão diária da lâmina ao barbear que a deixa mais vulnerável — explica o médico.
 
Diferenças entre a pele masculina e a feminina
Apesar da pele masculina também ser classificada como oleosa, mista, seca e sensível, ela tem características muito peculiares.
 
O dermatologista lista sete delas:
1. Possui um fluxo sanguíneo 50% maior do que na pele feminina

2. É mais oleosa

3. O contorno dos olhos é mais pronunciado

4. O ph é mais ácido

5. Apresenta mais sudorese que a feminina, com tendência à desidratação

6. A pele perde a sua firmeza natural depois dos 30 anos

7. A pele sofre diariamente com lâminas ou máquina na hora de barbear
 
Tipos de pele
Para saber quais cuidados são ideais para a pele masculina, é necessário antes identifica-la:
 
Pele normal: apresenta uma espessura mediana, secreção equilibrada, tônus e elasticidade uniformes. A superfície é lisa e aveludada, possui um brilho normal e poros não perceptíveis.
 
Pele oleosa: é mais brilhosa e provoca abertura dos poros na testa, nariz e queixo. Apesar da produção excessiva de óleo, é bastante resistente, tolerando melhor as agressões e o envelhecimento.
 
Pele seca: é opaca, sem brilho e desidratada. Apresenta pouca produção sebácea, sua espessura é fina e pouco elástica.
 
Pele mista: é o tipo mais comum entre os homens. Apresenta oleosidade nas partes laterais e central.
 
Pele sensível: é fina, seca e avermelhada.
 
Na hora de barbear
Durante o banho, quando a pele está úmida, é o melhor momento para barbeá-la.
 
— A água quente e o vapor ajudam neste processo, além de evitar inflamação dos poros que ficam mais abertos — destaca Bertolini.
 
Para os homens que não mantêm esse hábito, a solução é deixar uma toalha umedecida em água morna ao redor do rosto por dois minutos antes de iniciar o processo. Logo após, é preciso aplicar um creme ou uma loção de barbear para lubrificar e minimizar os riscos de irritação na pele.
 
— A maneira correta de fazer a barba é passar a lâmina ou a máquina sempre na direção do crescimento do pelo e não ao contrário. É recomendado não usar uma lâmina muito gasta, pois ela irá fazer uma pressão maior para cortar os pelos e, consequentemente, irá agredir a pele — orienta o dermatologista.
 
Depois, lave o rosto com água morna, limpando com toques suaves, sem esfregar. Aplique um produto pós-barba, de preferência sem álcool, para ajudar a fechar os poros e cicatrizar os cortes.
 
Truques para manter uma boa aparência da pele masculinaOs homens também precisam manter uma rotina de cuidados com a pele para garantir uma aparência saudável, evitar pelos encravados ou o surgimento de acnes e cravos. Veja o que é importante:
 
Limpeza: tem a finalidade eliminar células mortas, gordura e impurezas. Lavar o rosto com água não é suficiente. A pele deve ser limpa, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite em casos de pele oleosa. É necessário o uso de um sabonete específico para desengordurá-la. Nas peles oleosas, os sabonetes líquidos com ativos são essenciais para controlar o excesso de oleosidade.
 
Hidratação: uma pele seca, sem elasticidade e desidratada pode sofrer com a descamação. Por isso, mantê-la hidratada diariamente é essencial para preservar sua aparência e saúde. Além disso, os homens tendem a suar mais, e o suor acumulado pode contribuir para o ressecamento da pele. O hidratante deve conter uréia até 5% em sua formulação, pois esse tipo de cosmético é indicado para quem sofre com o ressecamento excessivo na face. Além disso, é importante evitar banhos demorados porque a água quente resseca a pele.
 
Fotoproteção: outro elemento essencial é o uso diário de protetor solar. Além de prevenir o envelhecimento precoce e o câncer de pele, o filtro solar protege contra outros agressores. O produto tem de ser reaplicado, ao longo do dia, em todas as partes do corpo que ficarão expostas para evitar queimaduras, manchas e doenças graves de pele.
 
Cuidados extras— Procure produtos que tenham em sua formulação alantoína, pois acelera a cicatrização da pele, principalmente após se barbear

— Para evitar a formação de radicais livres, busque cosméticos com vitaminas E e C

— Controle a oleosidade excessiva apostando em uma limpeza e sabonetes líquidos mais suaves

— Evite a formação de pelo encravado usando esfoliante, uma vez por semana

— Os homens devem optar por um hidratante que ofereça proteção anti-UV

— É indicado usar uma loção pós-barba, pois ela age como adstringente e tonifica a pele. Além de ajudar a fechar os poros, a loção deixa a pele macia e lisa
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário