Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Por que o resfriado sempre chega no verão?

Agir nos primeiros sintomas pode diminuir consideravelmente as chances de problema se agravar.
 
Ao alternar ambientes internos gelados com ambientes externos quentes, o choque de temperaturas – que pode ser superior a 15º graus em algumas cidades – pode fazer um organismo com baixa resistência desenvolver resfriados e gripes com mais facilidade.
 
Nos dias frios e secos o vírus da gripe costuma se espalhar mais rapidamente. No entanto, é no verão, com o uso constante de ar condicionado, que o vírus pode levar o resfriado a muitas pessoas.
 
Levon Mekhitarian Neto, médico otorrinolaringologista, explica que “agir nos primeiros sintomas de um resfriado pode ser o suficiente para evitar que o problema se agrave e se desenvolva para uma gripe, ou, ainda mais grave, uma pneumonia, que pode levar a morte em alguns casos”.
 
Crianças na praia: permanecer com roupas molhadas aumenta riscos
“Praia e piscina também são locais vulneráveis para crianças e adolescentes contraírem um resfriado. Ficar com roupas molhadas durante o dia, após entrar na praia ou piscina, pode baixar a imunidade da criança, que não é grande devido a não ter ainda contato com a maioria dos agentes infecciosos. Além disso, o contato com outras crianças pode favorecer o contágio do vírus”, destaca o especialista.
 
Como, então, se prevenir para os primeiros sinais da doença?
Além de lavar as mãos com frequência e tomar bastante água, a fim de manter o corpo bem hidratado. Não descuidar de uma boa alimentação, consumindo frutas e verduras (ao menos 5 porções diárias de alimentos diferentes) é outra dica.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário