Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Conheça o remo, um esporte alternativo que alia exercício físico e contato com a natureza

Excelente para a forma física saudável e com grandes benefícios ao bem-estar psicológico, o exercício pode ser praticado em qualquer idade
 
O Guaíba é responsável por um dos cartões postais mais conhecidos de Porto Alegre. Mas o privilégio de ter um rio por perto vai muito além das belas paisagens. É nele que se pratica um dos esportes que trazem mais benefícios para a saúde: o remo.
 
Muitas vezes confundido com a canoagem, que trabalha apenas os membros superiores, o remo é um esporte completo. As pernas também se movem (e muito!) durante o exercício, que movimenta toda a musculatura, seja dorsal, abdominal ou posterior de coxa, tudo de forma muito equilibrada.
 
— A gente só não conseguiu mexer as orelhas, ainda! — brinca o professor e ex-técnico da seleção brasileira de remo, José Ricardo Contiere, conhecido como Piá.
 
Brincadeiras à parte, o treinador explica que o remo também beneficia a parte cardiovascular, trabalhando em faixas de equilíbrio aeróbico, nas quais o coração e a toda a parte cardiorrespiratória são muito favorecidos. E ainda tem uma excelente queima calórica, que pode chegar a 1 mil calorias em 1 hora, dependendo da intensidade da prática.
 
— Aliado a isso tudo, o remo tem componentes de força e resistência importantes. Você repete os movimentos de forma cíclica e tem a resistência muscular localizada — explica Piá.
 
Mesmo com todos esses benefícios físicos, o maior ganho de quem pratica remo talvez esteja em outro ponto: o bem-estar. Por ser um esporte praticado ao ar livre, o remo possibilita uma relação muito próxima com a natureza, a água e o meio ambiente, mostrando-se uma excelente alternativa para quem quer praticar um exercício físico mas não gosta do ambiente fechado de uma academia.
 
— O remo equilibra o dia a dia atribulado das pessoas. Você consegue sair do seu mundo e se transportar para um lugar que vai te exigir uma situação completamente diferente. Desestressa muito, pois você fica praticamente numa ilha, num barquinho cercado de água por todos os lados, onde você carrega todo o seu pensamento — relata o professor.
 
E o remo ainda tem outro ponto a seu favor: ele pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer idade. Apesar de parecer um exercício intenso, que pede força e boa forma física, a exigência do remo é completamente regulável. Um iniciante no esporte não precisa ter uma condição mínima de aptidão física, ele pode estar completamente fora de forma. A única exigência, por questões de segurança, é saber nadar.
 
— Ser auto regulador é uma característica desse esporte, que pode ser praticado como um lazer, de baixa intensidade, como pode trabalhar de forma mais intensa o corpo, se a pessoa tiver uma boa forma física. Essas condições atraem pessoas das mais diferentes idades para a prática do remo, inclusive idosos e crianças — explica Piá.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário