Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Baixos salários podem causar hipertensão

Trabalhadores que ganham salários mais baixos correm mais risco de desenvolver hipertensão do que aqueles com salários elevados. Essa foi a conclusão de estudo publicado na European Journal of Public Health.
 
Pesquisadores da UC Davis Health System utilizaram dados do Panel Study of Income Dynamics sobre salários, empregos e saúde, incluindo a pressão arterial de 5.651 chefes de família nos Estados Unidos e seus cônjuges em três períodos: de 1999 a 2001, de 2001 a 2003 e de 2003 a 2005. Os participantes tinham idade entre 25 e 65 anos de idade.
 
Os salários foram calculados como renda anual de todas as fontes divididas por horas de trabalho, aumentando de US$ 2,38 em 1999 para US$ 77 em 2005. A hipertensão foi determinada por diagnósticos médicos.
 
Usando regressões logísticas para análise estatística, os pesquisadores descobriram que a duplicação do salário foi associada a uma diminuição de 16% no risco de um diagnóstico de hipertensão.
 
Outras análises de regressão logística por dados demográficos, tais como idade, sexo, raça e co-morbidades, como diabetes e consumo de álcool revelou dois resultados de destaque: o primeiro é que quanto mais jovem (entre 25 e 44 anos), maiores são as chances de desenvolver hipertensão, e o segundo é que as mulheres correm mais risco do que os homens.
 
O aumento de salários entre os jovens resultou em um decréscimo de 25% a 30% no risco de hipertensão entre os homens, e de 30% a 35% entre as mulheres.
 
Fonte: UC Davis Health System, 03 de janeiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário