Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Nutrólogo lista 10 passos para eliminar quilinhos indesejáveis em 2013

De dois a dois litros e meio de água por dia é a recomendação
Alimentação pode ser aliada para retomar o ritmo após eventuais excessos
 
A alimentação pode ser importante aliada para retomar o ritmo após os eventuais excessos que foram cometidos durante as festas de fim de ano. Para começar 2013 com disposição e ao mesmo tempo eliminando quilinhos indesejáveis, o nutrólogo André Veinert, da clínica Healthme, de São Paulo, indica a seguir 10 passos para uma dieta balanceada.
 
Assuma um compromisso com você mesmo
Se quer realmente emagrecer, é preciso dedicação. Aproveite o começo do ano e estabeleça metas diárias como incentivo para perder peso. Nessa fase, é importante manter o comprometimento, assim fica mais fácil chegar ao resultado final.
 
Pratos leves
Faça refeições leves, com verduras, legumes e saladas. Dê preferência a carnes magras cozidas, assadas ou grelhadas.
 
Faça de cinco a seis refeições diárias
Não deixe de fazê-las ao longo do dia, bem fracionadas. O café da manhã, almoço e jantar devem ser equilibrados e completos. Entre as refeições principais, inclua um lanche ou fruta. Vale ainda apostar em barra de cereal, sucos ou água de coco. Nunca pule as refeições. Isso só piora a fome e faz com que você coma mais em outra refeição.
 
Abuse dos sucos
Dê preferência a sucos e água para hidratar. Escolha os mais refrescantes e menos calóricos: melão, limão, abacaxi e maracujá.
 
Invista em carboidratos
Consuma carboidratos integrais, como pão, arroz e macarrão integral, além de aveia, granola, entre outros. Não esqueça que eles têm o mesmo valor calórico que os refinados, embora contenham maior teor de fibras e outras substâncias como vitaminas, antioxidantes e minerais.
 
Diga não aos doces
Evite-os em excesso. O ideal é comer uma porção pequena ou substituir a sobremesa por uma fruta.
 
Passe o tempo bebendo água
Beba muita água, de dois a dois litros e meio por dia. Prefira água ou água de coco, evitando refrigerantes e sucos em pó, que não são bons hidratantes, pois muitos contêm alto teor de sódio, responsável pela retenção líquida.
 
Intervalo entre refeições
Mesmo sem muita fome, não deixe de comer nos intervalos das refeições. Dê preferências às frutas, iorgurtes light, queijo branco ou barras de cereais light.
 
Gorduras insaturadas
Coma alimentos que possuem gorduras insaturadas, como peixes de água fria (salmão, por exemplo), abacate, castanhas e nozes. Elas podem evitar problemas de saúde e não atrapalham a perda de peso, desde que não sejam consumidas em excesso.
 
Alimentação balanceada e aliada a exercícios físicos
É importante combinar alimentação adequada a atividade física. Para começar, caminhe pelo menos 30 minutos por dia. Caso escolha fazer academia, procure ajuda de um profissional para orientação da melhor atividade física. Se você é iniciante em atividade física ou está há algum tempo sem treinar, não tente recuperar o tempo perdido em alguns dias. Comece a se exercitar devagar e vá aumentando o tempo de exercício e a carga aos poucos. Procure adaptar seu corpo à atividade.
 
— Investir na alimentação e exercícios físicos significa menos peso, menos estresse e mais disposição para garantir o corpo e saúde em dia — afirma.
 
Fonte Vida e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário