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segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Unimed Vitória cria área de gestão de riscos e reduz imprevistos e perdas

Em 2010, a Unimed Vitória constatou a necessidade de criar uma área de suporte para a diretoria executiva da empresa e, logo após a ajuda da consultoria, colocou em prática a Assessoria de Gestão de Riscos Corporativos. A implantação da nova área foi uma consequência considerada natural e importante para a maturidade na gestão da cooperativa.
 
Durante todo o processo, o objetivo era administrar os riscos e identificá-los como oportunidades. “Entre os principais benefícios organizacionais que estão sendo alcançados, podemos destacar: reduzir surpresas e perdas operacionais, aproveitar conveniências, racionalizar a utilização de capital, alinhar projetos às perspectivas de risco percebidas e à estratégia, associar crescimento e melhorar as decisões de resposta ao risco”, conta o diretor presidente da Unimed Vitória, Márcio de Oliveira Almeida.
 
Os resultados obtidos também têm impactado na gestão administrativo-financeira da cooperativa, embora o foco da gestão de riscos, segundo o executivo, não seja a redução de custos e, sim, a melhoria da gestão dos processos internos e externos.
 
“Em médio prazo, acreditamos que a atuação da Assessoria de Gestão de Riscos Corporativos possa nos trazer resultados bastante eficazes quanto à receita”, almeja.
 
Aprimorar ferramentas de gestão, trabalhar com base na prevenção de doenças e de promoção da saúde, bem como rever e reduzir custos são medidas que têm marcado os últimos anos de gestão da Unimed Vitória.
 
Para Almeida, garantir o equilíbrio econômico-financeiro de contratos está entre as ações que marcaram a história recente da cooperativa, buscando a sustentabilidade do negócio. “A ampliação da rede própria, que é uma necessidade mediante o desenvolvimento da capital em que atuamos, Vitória, também está em questão. O ponto de escassez de leitos é um fato nacional e temos buscado fazer a nossa parte para que a entrega de um serviço de qualidade aos nossos clientes seja devidamente mantida.”
 
Além da gestão de riscos, a auditoria interna
A operadora realiza testes durante o ano para averiguar a capacidade dos controles internos na mitigação de riscos relevantes. Os auditores, seguindo boas práticas de mercado, avaliam as atividades de controle, selecionam amostras, verificam se o controle foi praticado e se é suficiente para cumprir seu objetivo, segundo Almeida.
 
É desta maneira que a atividade de auditoria interna da Unimed Vitória assegura que esses controles contribuem para trazer razoável certeza do cumprimento dos objetivos da cooperativa. “Além de promoverem melhorias por meio de recomendações nos relatórios emitidos periodicamente”, avalia.
 
Investimento futuro
Como parte da estratégia de hoje e para os próximos anos, a cooperativa tem trabalhado na construção e na implementação de alguns projetos específicos. A base dessa iniciativa foi colocada em prática com a criação do Viver Unimed, programa de medicina preventiva da empresa. Em 2011, ano de consolidação do projeto, que ganhou sede própria em setembro de 2010, 25.397 atendimentos foram realizados – o que inclui oficinas, cursos e grupos de ajuda mútua – contra 15.224 em 2010, crescimento de 34%.
 
“A consolidação do Viver Unimed é um marco na história da cooperativa e sinaliza uma nova perspectiva de assistência à saúde, sobre a qual temos trabalhado: ser um plano que promova a saúde e estimule a prevenção de doenças, não que apenas preste assistência ao doente”, conclui.
 
Fonte SaudeWeb

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