A presidente do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE), Ana Nunes, revelou esta segunda-feira que desde fevereiro apenas foram registados três casos de febre de dengue transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
"Desde fevereiro, casos confirmados, só tivemos três e são situações importadas - dois de Angola e um do Brasil", disse, lembrando que, a 03 de março, "a Direção-Geral de Saúde deu como controlado o surto de epidemia da dengue.
Ana Nunes fez esta declaração no seminário MOSQIMAC - Gestão Integrada do Vetor Aedes aegypti que decorreu hoje no Funchal.
Apesar do conhecimento da presença do mosquito na Madeira desde 2005, só a 3 de outubro de 2012 é que foram registados laboratorialmente dois casos de febre de dengue.
Desde essa altura foram registados 2.170 casos; 127 doentes internados e zero óbitos.
Entre os 127 internados, 87 foram do sexo feminino e 40 do sexo masculino. Ainda entre estes, 97 foram adultos e 30 crianças.
Ana Clara Silva, vice-presidente do IASÚDE, anunciou que na próxima semana será lançada uma plataforma a partir da qual o público em geral poderá informar as autoridades sanitárias da existência de focos de criação de mosquitos para posterior combate.
"Esses focos poderão ser referenciados por geo-localização", acrescentou.
Fonte Correio da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário