Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de julho de 2013

Aprenda a descomplicar a asma

Dez conselhos para quem tem asma e para quem vive com asmáticos
 
Se não sofre com asma, certamente tem um familiar ou amigo com a doença. Este problema de saúde pública afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Só em Portugal, um milhão de pessoas têm asma.
 
A doença sem cura é a principal causa de hospitalização das crianças nos países desenvolvidos. Apesar dos avanços na medicina, prevê-se que o número de pessoas com asma aumente de forma significativa nos próximos anos.
 
A morte pode ser uma das consequências da asma, mas apenas em casos extremos onde não há acompanhamento do doente nem se cumpre com a medicação.
 
Uma mãe que encontrou inspiração na asma da filha
Sílvia Rocha, professora da Universidade de Aveiro, descobriu em 2006 que a filha, na altura com sete anos, tinha asma. "Teve um conjunto de infeções. Foi parar ao hospital e os testes médicos acabaram por lhe diagnosticar asma."
 
Com os problemas respiratórios a antever "prognósticos bem mais complicados", Sílvia Rocha reagiu com "calma e serenidade" à identificação da doença crónica. A mãe admite, no entanto, que pouco conhecia sobre a doença.
 
Numa altura da sua vida em que sente "necessidade de partilhar" o que sabe "com os outros", Sílvia Rocha decidiu escrever o ‘Descomplicar a Asma', um livro onde explica a pais e filhos como lidar com a doença da melhor forma.
 
Clique na imagem e veja algumas das ilustrações do livro "Descomplicar a Asma"
 
 

"Espero que chegue a muitas pessoas que precisam dele. Na altura em que se descobriu que a minha filha tinha asma dava jeito. É fundamental conhecer bem a doença e o que pode desencadear crises", explicou Sílvia Rocha em declarações ao CM.
 
Inspirados pelo ‘Descomplicar a Asma', vamos deixar-lhe aqui alguns conselhos para lidar com a doença.
 
Dez conselhos para quem tem asma e para quem vive com asmáticos:
 
1) Arejar e lavar com frequência almofadas, colchões, cortinados, sofás, tapetes peludos, livros e peluches. Estas práticas evitam o contacto com ácaros, organismos microscópicos que se encontram em diversos locais da casa;
 
 2) Não passar muito tempo em contacto com árvores e plantas. Os pólenes destes seres vivos são uma das causas mais habituais de alergias e crises de asma;
 
3) Não ter como animais de estimação gatos, cães e roedores. Os pelos potenciam alergias;
 
4) Ter cuidado quando bebe leite ou come ovos, peixe, frutos secos e marisco. Este tipo de alimentos provocam crises de asma graves em algumas pessoas;
 
5) Evitar tomar aspirina e antibióticos como a penicilina e alguns anti-inflamatórios não esteroides;
 
6) Controlar a prática de exercício físico, mas não deixar de praticar. O desporto é fundamental para uma vida saudável;
 
7) Evitar perturbações emocionais. A asma é agravada pela ansiedade e tensão nervosa;
 
8) Ter cuidado redobrado quando se sofre de infeções das vias respiratórias ou constipações. Contaminações por vírus ou bactérias afetam as vias aéreas;
 
9) Não frequentar os mesmos locais que os fumadores. O fumo do tabaco irrita as vias respiratórias e aumenta sintomas de asma;
 
10) Evitar locais onde se utilizam materiais de limpeza químicos ou ambientadores e zonas com elevada poluição provocada pela construção de edifícios, transportes ou atividades agrícolas.
 
O que fazer durante ataque de asma:
- Sentar a pessoa em posição vertical, tranquilizá-la. Nunca deixe a pessoa sozinha durante uma crise de asma;
 
- Aplicar o medicamento que o asmático costuma tomar;
 
- Caso a pessoa não melhore após a medicação, chame uma ambulância.
 
Fonte Correio da Manhã/Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário