Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Criopreservação de óvulos: o que é e quando é indicada?

Você já ouviu falar em criopreservação? A técnica de congelar os óvulos não é apenas indicada em casos de tratamentos que ameaçam a fertilidade da mulher, mas também para controle e preservação da fertilidade.
 
Trabalho, estudo, realização profissional e pessoal fazem com que a mulher adie cada vez mais a sua primeira gestação. Se o desejo é ter filhos – mesmo que você ainda não saiba exatamente quando – que tal congelar seus óvulos?
 
“Preservar os óvulos é uma realidade tecnológica dos últimos quatro, cinco anos e indicado em duas situações: quando uma mulher jovem necessita preservar seus óvulos para uma terapêutica de câncer que vai consumir sua reserva variável. E o outro caminho, também importante, é quando, principalmente as mulheres urbanas, deixam a fertilidade para mais tarde”, explica o ginecologista Nelson Antunes Júnior, obstetra e especialista em reprodução humana. “Assim, elas deixam a primeira gestação para uma idade em que a fertilidade começa a cair. Nestes casos, indicamos para estas mulheres que, preferencialmente antes dos 35 anos busquem guardar seus óvulos para quando elas tiverem uma situação social ou profissional definida para fazer a gestação”, completa.
 
Segundo o ginecologista e obstetra Newton Eduardo Busso, a idade deve ser um fator determinante quando a mulher decide congelar seus óvulos. “Dados na literatura nos mostram que entre 20 e 39 anos de idade as chances de gravidez ficam acima de 30%”, diz. Mulheres de uma faixa etária maior também podem congelar seus óvulos, mas as chances de gravidez após o descongelamento, explica o especialista, são menores.
 
“A criopreservação é um jeito de a mulher guardar seus óvulos congelando a idade de hoje para que ela possa ter um filho mais tarde. Sugiro que a mulher que quer ter filhos, mas ou não está com a vida afetiva definida ou não encontrou as condições adequadas para ter este filho, que ela vá se informar. É uma tecnologia moderna, simples, disponível e que irá permitir que ela guarde sua fertilidade para que tenha seus filhos numa idade mais avançada”, conclui Nelson Antunes.
 
Para saber mais, veja o canal Saúde da Mulher, da SOGESP.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário