Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pesquisa aponta para outros caminhos na luta contra a cólera

Pesquisa internacional pode levar a melhoras na eficácia de antibiótico contra cólera. A Equipe que compõe o estudo conseguiu explicar como o Vibrio cholerae se tornou um agente patogênico letal causador da cólera. A descoberta pode levar a uma revolução no tratamento com antibióticos que atinge essa bactéria mortal.
 
O V. cholerae causa a cólera, que é endêmica em muitos países em desenvolvimento e que pode aparecer em regiões devastadas pela guerras e por desastres naturais. Um exemplo é o surto que ocorreu após o terremoto de 2010 no Haiti e que chegou a matar mais de 7.500 pessoas.
 
A pesquisa levou a descoberta de que dois genes no genoma do V. cholerae o tornam tóxico e mortal. A bactéria adquiriu esses genes quando um vírus bacteriano chamado CTX-phi o infectou. Os pesquisadores chegaram a ideia de que um mecanismo dentro de V. cholerae permite que o vírus CTX-phi o infecte.
 
CTX-phi se agarra a um filamento ‘ pilus’ longo que flutua na superfície de V. cholerae. O filamento em seguida se retrai, puxando o gene da toxina CTX-phi para dentro da bactéria onde ele se liga a TolA, uma proteína da parede bacteriana. E dessa forma, esse processo transforma V. cholerae em um agente patogênico humano mortal.
 
Segundo os pesquisadores liderados por Lisa Craig, da Simon Fraser University, os filamentos ‘pilus’ podem ser explorados como um mecanismo de transporte para entregar antibióticos diretamente na bactéria. “Nós poderíamos explorar o mecanismo de retração do pilus para introduzir antibióticos diretamente nas células, ignorando sua barreira de membrana externa”, comenta a pesquisadora Lisa Craig.
 
Atualmente já existem antibióticos para V. cholerae, mas esses também matam bactérias benéficas localizadas no intestino. E esse pesquisa propõe o uso do ‘ pilus’ como um ‘ cavalo de Tróia’ para entregar medicamentos especificamente e eficazmente ao patógeno bacteriano.
 
Segundo a líder da pesquisa, a descoberta de sua equipe é ainda mais emocionante devido à simplicidade de seu funcionamento. Lisa Craig aponta que o mecanismo de ‘ pilus’ também pode ser usado para entregar antibióticos para tratar a Pseudomonas aeruginosa, uma infecção respiratória bacteriana mortal que atinge principalmente pessoas com fibrose cística, podendo assim salvar muitas vidas.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário