Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pacientes com glaucoma não seguem as orientações dos oftalmologistas

Um estudo recente, publicado no Archives of Ophthalmology – Impact of a Health Communication Intervention to Improve Glaucoma Treatment Adherence – reforça a ideia de que a adesão do paciente ao tratamento é um grande desafio no caso do glaucoma. Nem mesmo quando recebem um telefonema diariamente, para lembrá-los da medicação, os pacientes com glaucoma se sentem motivados a participarem mais ativamente do tratamento.
 
O estudo, realizado na Universidade da Pensilvânia, recrutou 312 pacientes (18-80 anos de idade) com glaucoma que não demonstravam uma boa adesão ao tratamento porque não utilizavam a medicação corretamente, não seguiam as prescrições médicas e / ou não voltavam com regularidade ao oftalmologista.
 
Os pacientes foram divididos em um grupo de intervenção e outro de controle. O grupo de intervenção recebeu telefonemas automatizados e interativos, bem como materiais impressos adaptados às suas necessidades. O grupo de controle recebeu apenas as recomendações usuais nas consultas médicas, consideradas habituais nestes casos.
 
Durante o período de estudo, a adesão dos pacientes ao tratamento do glaucoma melhorou em ambos os grupos. A participação no estudo e as entrevistas frequentes com os pesquisadores podem ter contribuído para esta melhora global na adesão ao tratamento. No entanto, as chamadas telefônicas interativas e os materiais impressos sob medida não melhoraram significativamente a adesão do grupo de intervenção, em relação ao grupo de controle.

O glaucoma é uma doença que, por suas características clínicas e seu prognóstico visual requer comprometimento do paciente com o tratamento. Trata-se de uma doença crônica que deve receber acompanhamento e tratamento prolongados, condições que podem prevenir a cegueira.
 
“A falta de adesão ao tratamento pelo paciente é uma causa importante de controle inadequado de pressão intraocular. São muitos os pacientes em tratamento que deixam de usar os medicamentos antiglaucomatosos corretamente. É de extrema importância a manutenção e o reforço das orientações médicas durante todo o tratamento, pois assim como a diabetes e a hipertensão arterial, o glaucoma não tem cura, mas é passível de controle, garantindo a qualidade de vida do paciente”, destaca ao oftalmologista Virgílio Centurion.
 
Dificuldades com os colírios
Um outro estudo, publicado no Journal of Glaucoma – Evaluating Eye Drop Instillation Technique in Glaucoma Patients – revelou que 9 em cada 10 pacientes com glaucoma não foram capazes de instilar o colírio corretamente, o que pode ser uma importante causa da falta de adesão do paciente ao tratamento médico proposto.
 
Para realizar o estudo, 70 pacientes com glaucoma, com idade média de 54 anos, concordaram com o registro em vídeo de sua automedicação. Assim, diante das câmeras, eles deveriam instilar o medicamento nos olhos, da mesma maneira que faziam em casa, sozinhos.
 
Os parâmetros que foram registrados visavam observar o tempo levado para incutir a primeira gota do medicamento, o total de gotas instiladas, o local de contato de cada gota, qualquer contato com a extremidade da embalagem do medicamento e o fechamento das pálpebras ou do duto lacrimal após a instilação do colírio.
 
Assim:
  • O tempo médio necessário para instilar a primeira gota foi de 14,8 ± 3,7 segundos (intervalo 8,7-23,5 s);
  • O número médio de gotas espremidas a partir do frasco por instilação foi de 1,8 ± 1,2 gotas (intervalo, 1-8 gotas);
  • Em 22 pacientes (31,43%), o colírio caiu nas pálpebras ou nas bochechas;
  • Cinquenta e três pacientes (75,7%) tocaram o globo ocular ou o tecido periocular com o frasco do medicamento, contaminando o remédio;
  • Vinte pacientes (28,57%) fecharam os olhos após instilar as gotas de colírio;
  • 4 pacientes (5,7%)tiveram oclusão do ponto lacrimal;
  • Apenas 6 pacientes (8,57%) foram capazes de fazer a instilação correta do colírio: espremer o frasco em queda e instilar o medicamento no saco conjuntival, sem contato da ponta do frasco com o olho.
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário