Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Remédios contra hepatite: modernos, eficazes e de graça

Os medicamentos Telaprevir e o Boceprevir, contra hepatite C, serão incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais modernos e eficazes, os remédios devem beneficiar 5,5 mil pacientes, todos portadores de cirrose e fibrose avançada, que fazem parte do grupo de maior risco de progressão da doença e de morte.
 
De acordo com o Ministério Saúde, cerca de 33 mil casos de hepatites A, B, C, D e E são notificados anualmente. E para orientar a população sobre os riscos da doença, o ministério lançou a campanha “As hepatites podem estar onde você menos espera”, no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, no último sábado, dia 28.
 
Os novos medicamentos, direcionados ao tipo C, que devem estar disponíveis no SUS no início de 2013, e fazem parte da classe de inibidores de protease, a mais moderna para combater a doença em todo o mundo.
 
A taxa de eficácia dos medicamentos é de 80% − o dobro do sucesso obtido com a estratégia convencional utilizada atualmente, que associa dois medicamentos, o Interferon Peguilato (injetável) e a Ribavirina (via oral), cujo tratamento tem duração de 48 a72 semanas. Os novos medicamentos são administrados oralmente, e têm duração de até 48 semanas.
 
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, há cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, que é responsável por 70% das hepatites crônicas, 40% dos casos de cirrose e 60% dos cânceres primários de fígado. Da infecção até a fase da cirrose hepática pode levar de 20 a 30 anos, em média, sem nenhum sintoma.
 
A campanha do ministério envolve também os outros tipos de hepatite A, B, D e E. Os dois públicos prioritários são pessoas de até 29 anos, que serão incentivadas a tomar as três doses da vacina contra hepatite B, e acima de 45 anos, que deverão fazer o teste rápido de diagnóstico das hepatites B e C.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário