Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Não escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia pode aumentar em 70% o risco para doenças cardiovasculares

Artigo publicado no British Medical Journal, baseado em dados da pesquisa Scottish Health Survey, mostra que esquecer de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia pode aumentar em 70% o risco para doenças cardiovasculares

A pesquisa escocesa, envolvendo 11.869 adultos com idade média de 50 anos, avaliou os hábitos de higiene e as doenças cardíacas nesta população. O coordenador do estudo, Cesar de Oliveira (pesquisador em epidemiologia e saúde pública da University College London), e colaboradores seguiram os pacientes por cerca de oito anos.

Aqueles que não escovavam os dentes pelo menos duas vezes ao dia tendiam a ser homens mais velhos, fumantes e que tinham outros problemas de saúde como diabetes, hipertensão arterial ou obesidade. Após controle destas variáveis e ajustes no grupo socioeconômico, foi observado que a higiene bucal deficiente está associada ao risco para doenças cardiovasculares.

Outras pesquisas mostraram resultados semelhantes, mas com um percentual mais modesto de aumento do risco.

Os pesquisadores acreditam que a inflamação seja um mecanismo envolvido na causa do problema. A resposta do organismo à inflamação crônica é um fator de risco para doença cardíaca. A doença periodontal é uma das infecções crônicas mais comuns e está associada a uma resposta inflamatória sistêmica moderada.

Em outra parte do estudo, os pesquisadores avaliaram amostras sanguíneas de 4.830 participantes para dois marcadores inflamatório (proteína C reativa) e de coagulação (fibrinogênio). Observou-se forte associação entre a higiene oral deficiente e os altos níveis destes marcadores, sugerindo que a inflamação é uma possível causa para a associação entre saúde bucal e cardíaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário