Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Recompensa pode ajudar criança a comer vegetais, diz estudo

Estratégia polêmica parece mudar atitude dos mais novos em relação à comida

Se seu filho é daqueles que torce o nariz para cenouras, brócolis e afins? Uma pequena recompensa pode ajudar a experimentar vegetais, sugere um novo estudo feito pela University College London.

Embora pareça óbvio que isso funcione, a solução é bem controversa. Muitos estudos mostram que a premiação pode ser um tiro pela culatra e fazer a criança perder interesse pelas comidas das quais já gosta.

Por outro lado, elogios não parecem surtir efeito. "Nós recomendamos que os pais usem pequenas recompensas, oferecidas cada vez que a criança experimenta algo de que não gosta, mesmo que seja um pedacinho minúsculo."

O estudo mostrou que quando os pais oferecem algum prêmio - como um adesivo - a crianças de três ou quatro anos isso muda a atitude dela em relação à comida.

Em poucas semanas, as crianças aumentam o consumo de vegetais. As crianças também se mostraram mais dispostas a comer vegetais em testes de laboratório.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores acompanharam 173 famílias, divididas em três grupos. No primeiro, os pais usaram adesivos para premiar as crianças cada vez que eles comiam um pedacinho de algum vegetal considerado desagradável. No segundo, os pais usaram apenas elogios. Os pais do terceiro grupo, por sua vez, não utilizaram nenhuma estratégia para estimular o consumo dos vegetais.

No primeiro grupo, os pais ofereceram uma pequena porção do vegetal todos os dias, durante 12 dias, recompensando a criança cada vez que ela comia. Logo após, os pequenos começaram a avaliar melhor os vegetais - e se mostraram mais dispostos a consumir mais quantidade durante a experiência em laboratório. O consumo de verduras passou de uma média de 5 gramas no início para 10 gramas após 12 semanas.

Em relação aos elogios, os pesquisadores acreditam que eles não funcionam porque a criança desconfia da sinceridade deles.

Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário